Cerimônia de posse dos novos diretores de unidades acadêmicas foi cancelada

Em comunicado, reitor Josealdo Tonholo alega aumento de casos de covid-19 entre docentes e técnicos da Ufal e explica que posse será por portaria
Por Simoneide Araújo - jornalista
30/06/2022 11h17 - Atualizado em 30/06/2022 às 11h19
Reitor Josealdo Tonholo

Em virtude do aumento de casos de covid-19 entre professores e técnicos da Universidade Federal de Alagoas, o reitor Josealdo Tonholo decide cancelar a cerimônia de posse, que aconteceria nesta sexta-feira (1º), dos novos diretores de unidades acadêmicas e campi fora de sede - Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), Campus Arapiraca e Campus do Sertão. O ato será por portaria, todas com vigência de mandato de 1º de julho, próxima sexta-feira, até 1º de julho de 2026.

Em comunicado, Tonholo se dirige aos conselheiros e conselheiras que compõem o Conselho Universitário (Consuni): “De antemão vimos cumprimentar todas e todos que se envolveram no processo de escolha dos novos dirigentes, processo que ocorreu com tranquilidade e efetividade. Esta é uma vitória institucional da Ufal, mostrando maturidade e respeitando preceitos que estão sendo construídos pela nossa comunidade há várias décadas. Seguindo o que foi aprovado pela Resolução nº 21/2022-Consuni/Ufal, de 12 de abril de 2022, no dia 1º de julho de 2022 teremos a posse de todos os dirigentes escolhidos pela comunidade, realizada por portaria do Reitor.”

Tonholo lamenta não poder realizar a solenidade, obedecendo todos os protocolos, mas isso vai ficar para um outro momento. “Gostaríamos muito de ter a cerimônia oficial de transmissão de cargos, com o rito exigido pelo Cerimonial Universitário, mas entendemos que, infelizmente, o panorama atual da covid não nos dá conforto para realizar esta atividade de forma presencial. Estamos acompanhando a evolução das pessoas contaminadas no âmbito da Ufal, com vários positivados, dentre estes vários dos conselheiros do Consuni e alguns dos diretores/as que deveriam tomar a posse ou transmitir o cargo. Assim, optamos por não realizar esta atividade neste momento, para que não haja exposição ao risco iminente”, justificou.

Diante desse cenário, o reitor convida os atuais dirigentes que estão entregando os cargos e os empossados ou reconduzidos na próxima sexta-feira, para a reunião ordinária virtual do Consuni, no dia 5 de junho, às 8h30. “Tomei a liberdade de convidar os diretores e diretoras que terão seus mandatos encerrados, para se fazerem presentes, prestigiando a posse junto ao Consuni dos novos conselheiros diretores. Esta reunião será realizada em formato virtual, pela Webconf da RNP, em convocação que será enviada pela Secs [Secretaria dos Conselhos Superiores]”, informou Tonholo.

E acrescenta: “Tão logo tenhamos o abrandamento da situação da transmissão da Covid, providenciaremos uma cerimônia de passagem, até mesmo para podermos registrar o agradecimento institucional ao empenho de todos os conselheiros, que na posição de dirigentes, deram sua enorme contribuição ao Conselho Universitário.”

O reitor finaliza o comunicado agradecendo a parceria e o empenho dos diretores e diretoras em prol da Ufal: “Por fim, trazemos aqui nossos agradecimentos a todas e todos que têm atuado na construção desta Universidade, cada vez mais inclusiva e transformadora, especialmente os diretores e diretoras que encerram, neste momento, seus mandatos!”