Direito da Ufal recebe selo de recomendação da OAB nacional

Em Alagoas, apenas dois cursos de Direito foram recomendados entre os 34 avaliados
Por Lenilda Luna - jornalista
04/05/2022 12h14 - Atualizado em 04/05/2022 às 12h22
A Faculdade de Direito da Ufal, mais uma vez, é destaque nacional

A comunidade universitária da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), comemora mais uma avaliação positiva no Selo OAB Recomenda. Na 7ª edição, a Ordem dos Advogados do Brasil avaliou 1.896 cursos de Direito em todo o país. Apenas 10% dos estabelecimentos de ensino superior obtiveram esse certificado de qualidade. Em Alagoas, foram recomendados apenas dois cursos, entre os 34 avaliados.

O selo OAB Recomenda foi criado em 7 de dezembro de 1999, e é realizado a cada três anos. Os dois cursos recomendados em Alagoas, são de instituições públicas: a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. “O indicador é mais uma das ferramentas da luta que a Ordem vem travando em defesa da proteção da educação jurídica no país”, destacou Beto Simonetti, presidente nacional da OAB.

A professora Elaine Pimentel, diretora da FDA, destaca a relevância dessa certificação. “O Selo OAB Recomenda é um importante reconhecimento nacional dos cursos de graduação em Direito que são avaliados em suas matrizes curriculares e nos índices de aprovação no Exame de Ordem. Mais uma vez, a nossa Faculdade é reconhecida por sua qualidade, como instituição que forma profissionais de Direito com excelência”, ressaltou a diretora.

Elaine Pimentel destaca ainda que a FDA apresenta altos índices de aprovação no Exame de Ordem, que é obrigatório para comprovar que o profissional formado está apto a exercer a advocacia. “Além de formar excelentes profissionais, a FDA é também referência na produção de conhecimento em ações de pesquisa e extensão. Esse reconhecimento pela OAB reafirma a qualidade da formação jurídica e humana ofertada à sociedade”, declarou.

A Faculdade de Direito da Ufal, fundada em 1931, foi uma das instituições fundadoras da Ufal, em 1961. “Em seus 90 anos de existência, a FDA vem formando profissionais que ocupam os mais variados espaços nas estruturas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, nas forças de segurança pública, na advocacia e na iniciativa privada. Trata-se de uma formação ampla e humana, que tem imenso potencial de transformação social, atendendo ao sentido e aos objetivos de formação na Ufal”, concluiu Elaine Pimentel.

Veja o documento em anexo