Campus Arapiraca realiza Semana de Pedagogia de 16 a 20 deste mês

Evento terá formato híbrido e abrigará a nona edição do Seminário de Estágio Supervisionado
Por Diana Monteiro - jornalista
06/05/2022 09h00

Políticas Educacionais, Currículo, Formação Docente e seus [não] Lugares é o tema central da Semana de Pedagogia, que será realizado no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para celebrar o 20 de maio, Dia do Pedagogo. O evento acontece de 16 a 20 deste mês e, em função das ações de biossegurança relativas à proteção contra a covid-19, a programação terá formato híbrido.

A cerimônia de abertura, assim como a conferência na noite do dia 16, será remota, das 19h às 22h. Nos demais dias, de 17 a 20, a Semana terá atividades híbridas durante os três horários. A programação pode ser acompanhada pelo canal do curso de Pedagogia no Youtube.

A Semana de Pedagogia é um evento acadêmico-científico também vai abrigar o 9º Seminário de Estágio Supervisionado e a abertura será com palestra da professora Elizabeth Fernandes de Macedo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), considerada uma referência nacional da área de educação que, entre outros temas, discute e investiga sobre currículo.

O evento gratuito é promovido anualmente pelo curso de licenciatura em Pedagogia e, segundo a comissão organizadora, pretende constituir-se como um espaço de reflexão para que professores, pesquisadores e discentes vinculados a licenciaturas diversas do ensino superior e da educação básica, além de pessoas interessadas em geral, possam dialogar sobre temas ligados à Pedagogia, considerando-a como uma ciência da educação. A Semana de Pedagogia também consiste numa oportunidade de compartilhamento de produções científicas e experimentações pedagógicas, em consonância com as discussões contemporâneas mais relevantes da área.

A professora Lívia Couto Guedes, coordenadora-geral da Semana, diz que o evento é uma valiosa oportunidade para seguir colocando em pauta assuntos de grande relevância para o estado de Alagoas e para o Brasil, já que as discussões em destaque serão orientadas pelo olhar de intelectuais, pesquisadores e professores que se dedicam e aprofundam no estudo da educação, das relações entre o público e o privado e a consequente necessidade de fortalecimento de ações formativas de resistência. “Em prol de uma educação escolar e universitária, cada vez mais alinhadas com princípios democráticos internos e externos que ameaçam a sua função social”, enfatizou.

Lívia aproveita para destacar que o Seminário de Estágio Supervisionado é o evento que articula as demandas formativas do fazer docente, a partir do olhar das várias licenciaturas, com aquelas identificadas na escola pública de educação básica.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, período de submissão de propostas de oficinas, de submissão de trabalhos de conclusão de curso (restrita à comunidade acadêmica do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca) e de submissão de trabalhos com relatos de experiência de Estágio Supervisionado. Neste último caso, a atividade é restrita à comunidade acadêmica das licenciaturas do Campus Arapiraca.

De 10 a 15 de maio, período de inscrição para participante de oficinas e também o prazo final de inscrição para quem tem interesse em participar do evento. Para se inscrever e obter mais informações, basta clicar aqui.

Comissão organizadora

A comissão organizadora é formada por Lívia Guedes, coordenadora-geral, além dos docentes Aline Soares Nomeriano, Jane Marinho da Silva, Júlio Bispo dos Santos Júnior e Maria Betânia Gomes da Silva Brito. Também compõem o grupo: Marcius Antônio de Oliveira e Maria José dos Santo, técnicos em Assuntos Educacionais; e as alunas Ada Jessiane Bispo Inácio e Maria Clesiane Costa de Oliveira.