Ufal promove oficinas para estimular uso de Laboratórios Virtuais

Professores poderão tirar dúvidas para utilizar a ferramenta que simula o ambiente real e contempla diversas áreas; Apresentações serão nestas segunda e terça-feira,18 e 19
Por Manuella Soares - jornalista
18/04/2022 11h41

A Pró-reitoria de Graduação, por meio do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), promove nesta segunda e terça-feira (18 e 19) duas oficinas sobre o uso de Laboratórios Virtuais como recurso de apoio à aprendizagem.

A equipe Algetec – Soluções de Ensino e Aprendizagem, representada por Janaína Lunardi e Vinícius Dias, fará uma apresentação com o objetivo de sanar dúvidas dos docentes da Ufal sobre a operacionalização dos softwares em suas aulas de disciplinas práticas.

A apresentação desta segunda-feira vai começar às 16h30, pelo Microsoft Teams. Basta acessar aqui.

Já na terça-feira (19) será realizada uma oficina interna para os professores do Campus Arapiraca, ministrada pelo professor Expedito Cavalcante, das 15h às 16h30. Para ter acesso à oficina pelo Google Meet, clique aqui. O docente da Unidade Educacional de Penedo é pioneiro no uso dos Laboratório Virtuais e tem grande experiência no assunto para contribuir com seus pares

Os laboratórios virtuais são tecnologias que simulam o ambiente real - laboratório físico tradicional -, gerando maior engajamento aos estudantes na execução de experimentos com práticas inovadoras e tecnológicas. A Ufal tem ao todo 1,5 mil licenças para docentes e discentes dos cursos da área de Saúde, Engenharia e Humanidades.

“A utilização tem sido abaixo do esperado, por isso essa campanha para estimular o uso”, destacou a professora Regina Maria, do Proford.