Sistema de Informações de Recursos Hídricos é lançado na Ufal

Evento também formalizará o apoio institucional da Semarh-AL à Expedição Científica do Baixo São Francisco
Por Rose Ferreira - jornalista
26/04/2022 15h08 - Atualizado em 27/04/2022 às 11h20

Nesta quinta-feira (28), às 9h, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Alagoas (Semarh-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promovem um evento marcante para o uso da água no Estado de Alagoas. Na oportunidade, será lançado o Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Alagoas (SIRH), que permitirá aos alagoanos a solicitação de outorgas do uso de água e o monitoramento do nível dos rios e das chuvas em tempo real.

O evento será realizado no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A.C. Simões da Ufal, e também contará com a apresentação do painel de monitoramento hidrometeorológico, a visualização em mapa das outorgas vigentes e em análise em Alagoas, a mesa-redonda “Modernização da Gestão de Recursos Hídricos e Seus Impactos” e a assinatura do apoio institucional da Semarh-AL à Expedição Científica do Baixo São Francisco.

“A parceria com a Semarh-AL é uma parceria estratégica, antiga e importante, porque fortalece as ações de educação ambiental e de conservação dos recursos hídricos do nosso estado. Esse suporte e investimento da secretaria são fundamentais para a realização dos trabalhos de pesquisa que temos realizado no Baixo São Francisco”, destaca Emerson Soares, professor da Ufal e coordenador-geral das Expedições.

Lançamento de cartilhas da Expedição

Ainda na quinta-feira (28), haverá o lançamento de duas cartilhas da Expedição Científica, por meio de uma parceria entre a Semarh-AL e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí. As cartilhas tratam de dois temas fundamentais ao meio ambiente e à saúde pública: uso de plásticos e manejo de pescado.

A cartilha “Plásticos: perigo nos rios e oceanos”, que tem como público-alvo estudantes da rede pública dos municípios ribeirinhos e pescadores da região, aborda, de maneira didática e com uma linguagem simples, o quanto o uso de plásticos e o descarte incorreto dos mesmos prejudicam o meio ambiente, poluem as águas e trazem consequências danosas também à saúde humana, por meio dos microplásticos. Vanildo Oliveira, engenheiro de pesca, expedicionário e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é o autor do conteúdo e explica a importância da temática: “Estamos na Década do Oceano, que surgiu da necessidade mundial de cuidar da saúde oceânica. O Rio São Francisco tem um grande aporte para o Oceano Atlântico, então nosso objetivo é conscientizar a população que o rio, fonte de vida e sustento para tantas pessoas, não é um depósito de lixo. Estamos apostando na conscientização, na mudança de paradigma, que as pessoas cuidem dos rios e, consequentemente dos oceanos, deixando-os saudáveis e permitindo que as espécies reproduzam e forneçam alimento sadio para a população”, esclarece.

A cartilha “Boas práticas de manipulação do pescado para feirantes”, elaborada pelas professoras Juliett Xavier e Ana Paula Portela, da Unidade Educacional da Ufal em Penedo, traz informações claras e fundamentais para garantir a manutenção da qualidade do pescado, desde a pesca até o consumo desse produto nutritivo e saudável. “Começamos a trabalhar na Expedição em 2019 e percebemos o quanto os feirantes são carentes de informação sobre higiene pessoal, manuseio e conservação do pescado comercializado. Então, a importância dessa cartilha está na oferta de conhecimento aos feirantes sobre esse assunto. Nela, divulgamos divulgamos informações básicas, numa linguagem acessível, sobre a manipulação desse alimento tão importante que é o pescado de forma geral”, explica Juliett Xavier, ressaltando também a importância de melhores condições de trabalho para os feirantes, além de cursos de capacitação ou palestras para esse público.

Para mais informações sobre as cartilhas, acesse o perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram.