Restaurantes e cantinas ofertam boa comida e praticidade no Campus

Horários de almoço vão das 11h às 14h e alguns estabelecimentos oferecem também a opção de jantar
Por Jacqueline Freire - jornalista
06/04/2022 12h24 - Atualizado em 06/04/2022 às 12h41

Quem frequenta a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mais especialmente no Campus A C Simões, em Maceió, já sabe que o que não faltam são opções de lanches e refeições. Da simples coxinha com suco, ao pão de batata com refrigerante, passando pelo almoço e jantar completos, os mais de seis estabelecimentos espalhados pelo Campus são boas opções para quem não pode utilizar o Restaurante Universitário (RU).

Isso sem contar os ambulantes e os pequenos quiosques que vendem lanches e comidas rápidas e mais práticas. Somente na praça dos Bancos e no Centro de Interesse Comunitário (CIC ) encontramos mais de três desse tipo. A gestão central da Universidade planeja cadastrar e organizar esses ambulantes e quiosques para que as pessoas possam, além de encontrá-los com mais facilidade, terem certeza de que são confiáveis.

“Eles serão identificados com crachás para que tanto a comunidade acadêmica possa identificá-los, como por questão de segurança”, é o que explica o coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), José Edson Lima.

Então, se você estiver no Campus, em horário de almoço, fique atento, logo próximo à Reitoria você encontrará os restaurantes da Faculdade de Medicina (Famed), por trás da Copeve, e o do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), que fica próximo ao prédio de Enfermagem e Nutrição. Na cantina do ICBS o almoço começa às 11h e vai até às 14h30, mas a venda de lanches é das 8h às 18h. O preço do almoço é por kg e custa R$ 53,90. Lá você encontra pratos variados a cada dia, com opções entre lasanha, carneiro, picanha e feijoada, por exemplo. Vegetarianos também encontram opções.

Quem está próximo à Biblioteca Central (BC) pode atravessar a rua e ir ao prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), ou almoçar no prédio do Centro de Educação (Cedu), bem ao lado da BC. No CIC o almoço vai das 11h às 14h e custa R$ 44,90 o kg. Já no Cedu, o horário de almoço também segue das 11h às 14h e o funcionamento do restaurante é de 7h às 21h. Aqui, o diferencial, além do preço, que é de R$ 15,00 o prato no self-service, é o jantar regional, que agrada os estudantes da noite com o típico café nordestino servido das 17h às 19h30.

Descendo mais pelo Campus você ainda encontra restaurante no prédio Centro de Tecnologia (CTEC) e próximo aos Institutos de Química e Física. Nestes, o almoço não está sendo servido, mas é possível encontrar no CTEC além dos lanches, lasanha e macarronada.

Esses restaurantes funcionam na Universidade através de uma licitação, onde a Administração Central cede os espaços públicos para serviços de alimentação. Os contratos são renovados anualmente. “Desta vez os contratos serão renovados por dois anos, período correspondente à paralisação das atividades acadêmicas”, afirma Lima.