Gestão da Ufal pede apoio para recomposição do quadro funcional do HU

Reunião com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gere o hospital, reforçou déficit de mais de 600 cargos
Por Manuella Soares - jornalista
04/04/2022 12h26 - Atualizado em 04/04/2022 às 12h27

Atenta às demandas do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), a gestão da Ufal se reuniu na última semana, em Brasília, com o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Cesare. Participaram o reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora, Eliane Cavalcanti e o representante da Ufal em Brasília, Ineh Alarcão.

Entre os vários pontos de interesse no Hospital Universitário, foi discutido o redimensionamento dos quadros de pessoal do HU. O reitor destacou o déficit de 657 cargos na área de assistência para esclarecer os efeitos causados no funcionamento dos serviços.

“A recomposição do quadro de trabalhadores já foi apontada - e é reconhecida pela Ebserh – mas, infelizmente, nós ainda não tivemos o aval da Sest [Secretaria das Estatais, do Ministério da Economia] para a liberação desse quadro. Isso é fundamental para outras ações como, por exemplo, a implantação de um Cacon 24 horas, assim que a gente tiver o novo acelerador linear, que é um serviço que o estado de Alagoas precisa para garantir o aumento da capacidade de atendimento”, disse Tonholo.

O equipamento está na fase de montagem e, segundo o reitor, deve ser entregue para o Hospital Universitário entre o final do mês de maio e o início de junho. “Isso ainda demanda de uma certificação da Comissão Nacional de Energia Nuclear, mas a Ebserh se propôs a ajudar nessa ação”, reforçou, sobre o pedido de agilidade para conseguir ampliar a oferta de tratamento oncológico para a população.

Saiba mais sobre o novo acelerador linear do HU.

Durante a reunião com o diretor da Ebserh, os gestores da Ufal falaram sobre questões relacionadas a infraestrutura e reformas que estão acontecendo no Hospital Universitário, além de ressaltar que o trabalho realizado pela equipe têm gerado reconhecimento nacional,  como o prêmio recebido na última semana (Confira aqui). O prêmio 19 de Março reconhece a Ufal como a instituição que mais investiu em capacitação de equipes de compras e contratações públicas.

Giuseppe Cesare elogiou a equipe, se comprometeu a auxiliar nas demandas do Hupaa e destacou a importância econômica do hospital, além da saúde. “Hoje o HU tem um orçamento anual – entre o de pessoal do RJU, do contato direto com a Ebserh e mais o faturamento do SUS – que beira os R$ 330 milhões. Isso impacta deveras em todo o Estado, já que grande parte desse orçamento é de pessoal e seu orçamento fica em Alagoas. Então, além da importância da saúde e do ensino, o HU traz um impacto significativo também na economia”, ratificou Tonholo sobre a avaliação do diretor.