Dia da Caatinga será comemorado com seminário no Campus Arapiraca

Evento será transmitido pelo canal no Youtube da Pró-reitoria de Extensão
Por Lenilda Luna - jornalista
27/04/2022 14h26 - Atualizado em 28/04/2022 às 16h35

Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia da Caatinga, para destacar esse bioma presente nos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e ao norte do estado de Minas Gerais. A data foi oficializada por meio de Decreto Federal em 2003. O nome caatinga deriva do tupi-guarani e significa mata branca.

Essa é uma vegetação exclusiva do Brasil e por isso a importância de preservar e pesquisar esse bioma, que ocupa 48% do território alagoano. Com essa proposta de fortalecer as relações entre a pesquisa e a vivência dos caatingueiros alagoanos, será realizado o seminário Diálogos e Reflexões sobre o bioma Caatinga, a partir de 9h, no Campus Arapiraca.

A atividade vai contar com a coordenação do professor Cícero Adriano, do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Vão participar como palestrantes: Florisval Costa, agricultor na área da Caatinga em Craíbas, educador popular e defensor do meio ambiente; Ricardo Ramalho, engenheiro agrônomo e Marco Gomes, biólogo.

O seminário será transmitido pelo canal no Youtube da Pró-reitoria de Extensão.