Ufal retoma aulas presenciais e demonstra capacidade em superar obstáculos

Não foi sem esforço, mas com todos os cuidados sanitários e muito entusiasmo, que os estudantes foram recebidos na Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino, Jônatas Medeiros e Lenilda Luna
21/03/2022 18h35 - Atualizado em 21/03/2022 às 19h35
Semestre 2021.2 com atividades presenciais começa oficialmente na Ufal com recepção no auditório da Reitoria

Foram dias de planejamento, várias reuniões para organizar todos os detalhes. A proposta da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) era realizar uma solenidade de aula inaugural num espaço amplo e ao ar livre: a pista de atletismo do Complexo Esportivo. Com todas as condições de distanciamento, já que a pandemia de covid-19 ainda não acabou.

Estava tudo pronto: equipamento de som, uma equipe de produção para fazer a transmissão ao vivo, a apresentação cultural, uma decoração bem florida e todo o script formal. Mas, pouco antes do horário marcado, uma chuva torrencial desabou sobre Maceió. Como receber os estudantes em área aberta nessas condições?

Foi preciso agir rápido, desmontar a estrutura que já estava pronta no Complexo Esportivo e transferir tudo para o auditório da Reitoria. Como o espaço físico não comportava todos os estudantes sem aglomeração, foi preciso trazer cadeiras e montar um auditório complementar no hall, com transmissão simultânea de áudio.

Enquanto tudo era arrumado, as entidades estudantis foram convidadas pelo reitor Josealdo Tonholo para passar algumas orientações sobre as pautas do segmento. Ísis Mustafá, secretária-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a representante do Diretório Central (DCE), Thatiana Machado, aproveitaram para convidar os calouros e calouras a se integrarem nas organizações representativas, em defesa da universidade pública e de qualidade.

Quando tudo ficou pronto, finalmente, a aula inaugural foi iniciada com todo o ritual universitário que uma ocasião tão importante para os estudantes merece. Após a formação da mesa de honra, o hino nacional foi executado pelo professor de música e pianista, Mario Marochi, acompanhado pela cantora lírica, Claudinete Melo. O auditório ficou de pé durante a execução.

Iniciados os pronunciamentos, o professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, confessou a preocupação de que a aula inaugural acabasse sendo cancelada, diante de tantas adversidades. “Por isso, vocês podem imaginar a grande emoção desse encontro, depois de dois anos de convivência virtual por conta da pandemia. Ver vocês aqui faz tudo valer a pena. Vocês são a razão da nossa existência profissional, são vocês que dão sentido aos nossos esforços”, disse o pró-reitor, emocionado.

A vice-reitora Eliane Cavalcanti também saudou os estudantes com entusiasmo. “Quando suspendemos as aulas presenciais, bem no dia da aula inaugural de março de 2020, assumimos a responsabilidade com a preservação das vidas. E foi essa a linha do nosso trabalho durante todo esse tempo, com a adoção de protocolos de biossegurança, adaptação das atividades acadêmicas à modalidade on-line e, após a vacinação, o retorno planejado, com os cuidados e as testagens da comunidade universitária”, destacou.

O reitor Josealdo Tonholo finalizou as falas da mesa de honra ressaltando que não poderia ser diferente. “A universidade é a casa do conhecimento e da Ciência. Não poderíamos agir como negacionistas. Agora estamos aqui, ainda com todos os cuidados, mas felizes por receber a comunidade universitária. Ano passado, tivemos a celebração do Centenário de Paulo Freire. Aprendemos com ele que a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, enfatizou.

Após os pronunciamentos, a mesa de honra foi desfeita e foi convidado o orador da aula inaugural, professor do curso de Medicina, Ricardo Nogueira, da Casa da Palavra, que proferiu a palestra com o tema O que motiva o universitário. “Precisamos motivar os estudantes, para manter aceso o fogo do entusiasmo com a aprendizagem. Aos nossos estudantes, eu digo: perseverem!”, exortou o orador.

A aula inaugural pode ser conferida no canal da Ufal no Youtube. Clique aqui e confira.