Reitor da Ufal participa do Encontro da Rede de universidades do Nordeste

Josealdo Tonholo é vice-presidente da RENE
Por Ascom Ufal
11/03/2022 13h15 - Atualizado em 11/03/2022 às 15h46

O reitor Josealdo Tonholo está em Petrolina (PE) nesta sexta-feira (11) para participar do encontro da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene), integrante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Tonholo é vice-presidente da Rede, que reúne todas as universidades federais da região. Durante o evento, o reitor da Ufal vai propor uma união das instituições do Nordeste em torno da busca por mais recursos federais para o ensino superior nordestino.

“Minha proposta na reunião da Rene será de criarmos, imediatamente, uma coalizão das universidades da região com foco em articular ações coletivas junto às bancadas federais dos noves estados, ao MEC, ao Ministério da Ciência e da Tecnologia e diretamente à presidência da República, buscando recompor nossos orçamentos”, disse Tonholo.

Em 2021, houve corte de 18,16% no orçamento de todas as 69 universidades federais, inclusive a Ufal. São recursos voltados a pagar as despesas diárias, exceto salários e aposentadorias, que são obrigatórias por lei.

“Estamos vivendo um momento de retomada após o pico da pandemia da covid-19 e os investimentos somente diminuíram. Não podemos mais assistir aos cortes de recursos e precisamos garantir o fomento ao nosso ensino, pesquisa e extensão”, reiterou o reitor da Ufal.

Os cortes nos orçamentos das universidades ocorreram durante os 3 anos do governo Bolsonaro e são os maiores da história. A redução drástica no orçamento das universidades federais pode afetar mais de 70 mil pesquisas, 2 mil delas relacionadas à pandemia, segundo a Andifes.