Projeto da Ufal é apresentado em reunião do Conselho Energetico

“Estado Inteligente” é fruto da parceria entre Universidade e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas
Por Gleydson Monteiro, Ascom Projeto Estado Inteligente
28/03/2022 11h03 - Atualizado em 31/03/2022 às 11h06

Uma iniciativa dos professores e pesquisadores do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (Icat/Ufal) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), foi apresentada na reunião ordinária do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), realizada na última terça-feira (22), no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares. 

Na ocasião foi apresentado para os conselheiros, o projeto Estado Inteligente, com desdobramentos promissores em áreas como agricultura, mobilidade urbana e turismo de Alagoas, por meio de inovações tecnológicas. O projeto foi apresentado pela professora Luciene Melo, do Icat, e pelo consultor e gerente de projetos, Antonio Medeiros, com o objetivo de dotar os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) de sensores interligados a sistemas de geração de energia solar, com vistas na geração e gestão de informações para subsidiar a tomada de decisões da gestão pública relativas à governança.  

No eixo meteorológico, o projeto pretende explorar uma metodologia de quantificação da precipitação, a partir da análise de relações ZR para as três mesorregiões do Estado (leste, agreste e sertão), por meio de dados da rede de disdrômetros e do Radar Meteorológico, localizado no Campus da Ufal. As fontes dos dados utilizados serão o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a rede hidrometeorológica, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).  

De acordo com Luciene Melo, a diversidade das áreas contempladas pelo projeto representa um cenário propício ao desenvolvimento de pesquisas robustas e promissoras para Alagoas.  “É um projeto de pesquisa e desenvolvimento com três grandes eixos: energias renováveis, Big Data e Meteorologia. Para a Ufal será de grande importância também, pois gerará pesquisa nas três áreas, a nível de graduação, mestrado e doutorado”, concluiu a doutora em Meteorologia. 

Para Antonio Medeiros, o projeto Estado Inteligente expressa a necessidade cada vez mais latente da gestão pública de propor soluções arrojadas e conectadas com as demandas da população. “A apresentação do projeto no Cepe é um marco muito importante. Essa iniciativa fortalece o empenho da equipe em pensar em projetos e soluções que resultem em transformações e impactos positivos na sociedade alagoana e grupos produtivos,  além de servir como exemplo para outras iniciativas pelo Brasil”, destaca. 

Para o gerente de recursos energéticos da Sedetur, Bruno Macedo, o projeto é essencial para o desenvolvimento de mecanismos que auxiliarão no fortalecimento e captação de dados de pesquisa relativos à energias renováveis. “O projeto de inovação contempla o uso da energia renovável em equipamentos da Segurança Pública, fomentando a elaboração de dados e pesquisas. Já tratando de energia solar, há uma contribuição com a elaboração e atualização de documentos, auxiliando de forma direta na elaboração de políticas públicas voltadas para o setor da agricultura familiar, segmento turísticos e defesa civil”, ressalta. 

Todos os dados coletados e gerados formarão um grande banco de dados, que serão tratados e consolidados a fim de realização de mapas meteorológicos diversos pontuais e especializados, e alimentarão um aplicativo (app/dashboard) que será desenvolvido, com interface simples e que visam subsidiar as secretarias envolvidas com informações eficazes para tomada de decisão.

Acompanharam, ainda, a reunião o vice-presidente do Cepe, Allan Pierre; o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares; o gerente comercial da Algás, Fábio Sousa; o gestor do Sindicato dos Urbanitários, Nestor Powell,  Alberon Toledo, representando a Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) e o Centro Universitário Cesmac; Márcio Cavalcante, representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a representante da Sociedade Civil, Vera Dubeux.   

Projeto Estado Inteligente  

O Projeto Estado Inteligente tem o objetivo de fornecer à gestão pública dados atualizados dinamicamente que subsidiem as secretarias envolvidas na tomada de decisão quanto ao turismo, à mobilidade urbana, ao planejamento de ações voltadas à segurança pública, além da atualização do Atlas Solarimétrico Estadual, equipando os Centros de Segurança Pública do Estado com sensores alimentados por painéis de energia fotovoltaica.  

As informações a serem produzidas gerarão uma economia direta da energia consumida pelos CISPs e a multiplicação do valor da instalação dos painéis solares, através da geração de novas informações e oportunidades. O Projeto tem previsão de duração de 3 anos e conta com a parceria da Agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).