Pesquisadores concorrem a editais que investem milhões em projetos

Recursos serão financiados pela Fapeal e propostas contemplam todas as áreas
Por Ascom Ufal com Ascom Fapeal
24/03/2022 08h40 - Atualizado em 24/03/2022 às 08h45

Boa notícia para os pesquisadores da Ufal que driblam a escassez de recursos para seus projetos. O Governo de Alagoas, por meio da sua Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), anunciou dois editais abrangendo todas as áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril.

O Edital Fapeal Nº 002/2022 – Auxílio à Pesquisas em Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Vida garante R$ 3 milhões para projetos nessas áreas. Serão aprovadas até cem propostas de projetos.

Já no Edital Fapeal Nº 003/2022 – Auxílio à Pesquisas: Humanidades destina R$ 750 mil às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Serão financiadas até 50 propostas de projetos.

Só poderão se inscrever nos editais pesquisadores com título de doutorado e vínculo empregatício comprovado nas instituições de pesquisa sediadas em Alagoas e recomendadas pelo Ministério da Educação.

O professor da Ufal e diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes adianta: “Ainda esse mês, teremos grandes novidades que permitirão ao sistema de produção de conhecimento em Alagoas continuar funcionando e enfrentando a escassez de recursos no âmbito federal”.

A coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal (Propep), Magna Suzana, comemorou a iniciativa: “Os recursos fornecidos pela Fapeal têm permitido o desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos no Estado. Assim, é imperativo reconhecer a sua participação e contribuição no que fazemos e como estamos ajudando a transformar o mundo por meio de pesquisa e inovação”.