Inscrições abertas para doutorado em diversidade biológica e área ambiental

Candidatos devem enviar ficha e documentação até o dia 9 de abril
Por Ascom Ufal
28/03/2022 10h46 - Atualizado em 28/03/2022 às 10h48

A  coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT) está com inscrições abertas para doutorado até o dia 9 de abril. O programa é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal) e disponibliza dez vagas para a seleção, sendo cinco para ampla concorrência e cinco para atender a demanda de Políticas de Ações Afirmativas.

Para se inscrever, é preciso ter diploma de nível superior em curso de graduação e curso de mestrado concluído (com certificado ou diploma de conclusão do mestrado), emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos deverão realizar inscrição on-line na página eletrônica do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e anexar o pdf dos documentos solicitados no edital. A seleção será realizada por duas comissões: uma composta por professores e pesquisadores do Programa e outra composta por professores e pesquisadores do PPG-DIBICT, incluindo consultores ad hoc escolhidos pela Comissão de Seleção.

Após a verificação dos documentos enviados, será totalizada a pontuação do Barema curricular compatível com o declarado no CV Lattes e comprovado com a documentação recebida. Logo em seguida, serão avaliados os projetos de pesquisa e os candidatos aprovados até esta etapa serão convidados a Avaliação Oral, realizada de forma remota via Google Meet ou similar. A defesa oral é composta por uma apresentação de até dez minutos e defesa de até 30 minutos sobre o Projeto Preliminar de Pesquisa e temas correlatos. O resultado final será divulgado no dia 3 de maio.

PPG

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos tem área de concentração em Conservação da Biodiversidade Tropical e conceito 04 na Capes e tem por objetivo formar mestres e doutores acadêmicos em Ciências Biológicas na área de Biodiversidade, com foco interdisciplinar para atuar em atividades vinculadas ao planejamento, gestão, magistério e gerenciamento da conservação e uso dos recursos vivos, em ambientes naturais ou antropizados.

O PPG-DIBICT conta com as seguintes linhas de pesquisa: Diversidade e Ecologia de Organismos Tropicais e Conservação e Manejo em Ecossistemas Tropicais.