Hospital Universitário abre inscrições para bolsistas de Iniciação Científica

Candidatos poderão se inscrever no Programa até dia 3 de abril
Por Ascom Ufal
10/03/2022 09h50 - Atualizado em 18/03/2022 às 16h38

Em parceria com o CNPq, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), integrante do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), inicia o ano de 2022 com novidades na área de pesquisa, através do financiamento de 320 bolsas de Iniciação Científica para alunos de graduação, das Universidades Federais vinculadas aos Hospitais Universitários da Rede (HUFs), com a finalidade de desenvolver atividades de pesquisa científica.

As inscrições vão até 3 de abril e as atividades iniciam no próximo dia 10 de maio. Para realizar a inscrição é precisar enviar uma proposta de projeto de pesquisa e os documentos do pesquisador e candidato a bolsista para o e-mail sgpit.hupaa@ebserh.gov.br.

Serão selecionados dez bolsistas, entre os quais precisam estar regularmente matriculados em um curso de graduação da Ufal; não ter vínculo empregatício; ter disponibilidade para dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa; estar vinculado a um grupo de pesquisa, certificado no CNPq, que o orientador seja coordenador ou parte integrante; e estar com o currículo atualizado até a data limite para submissão da proposta.

Professores também podem participar da seleção para o cargo de orientador. Para isso é preciso que o candidato tenha o título de doutor, apresente vínculo com o HU ou Ufal, participe de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq e esteja com o currículo atualizado.

Já os projetos de pesquisa precisam ser realizados obrigatoriamente no âmbito do HU e estarem previamente registrados no Rede Pesquisa/EBSERH até a data limite de submissão. Além disso, com o prazo estipulado para a duração da bolsa é de 12 meses, é preciso apresentar cronograma detalhado e plano de trabalho para o aluno, inclusive com comprovante de aprovação emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal ou do HU até a data da divulgação do resultado final.

O projeto deve estar relacionado a uma das seguintes áreas do CNPQ: Ciência da Computação, Genética Humana e Médica, Farmacologia, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Engenharia Biomédica, Ciências da Saúde, Administração Pública, Serviço Social da Saúde, Psicologia ou Educação.

Pibic/Ebserh

O PIBIC/Ebserh-Hupaa é parte integrante do Programa Institucional de Iniciação Científica da Ebserh (PIC/Ebserh), o qual será executado de forma pioneira neste ano, em todos os Hospitais Universitários ligados a Rede Ebserh, através de uma parceria com o CNPq a fim de proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos por alunos da graduação.

O programa visa estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno que será orientado por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento. Mais informações pelo telefone: (82) 3202-3922.