Gestão finaliza procedimentos para retorno presencial em março

Está sendo feito esforço coletivo para garantir as condições mínimas de biossegurança
Por Lenilda Luna - jornalista
09/03/2022 14h54 - Atualizado em 09/03/2022 às 14h56

Nesta quarta-feira (9), foi realizada mais uma reunião com representantes da gestão da Ufal e diretores das unidades acadêmicas para apresentação e discussão sobre o levantamento das condições mínimas de Biossegurança, estruturais e acadêmicas necessárias para o retorno presencial, previsto para o dia 21 de março. 

O levantamento foi elaborado pelo Fórum de Diretores e Diretoras das Unidades Acadêmicas, presidido pela professora Elaine Pimentel, da Faculdade de Direito. Participaram do debate o reitor Josealdo Tonholo, os pró-reitores e a representante da Assessoria de Comunicação, Izadora Nascimento. 

Entre os itens discutidos estão a recontratação de pessoal de limpeza para manutenção dos espaços devidamente higienizados; garantia da disponibilidade de materiais para limpeza dos espaços físicos compartilhados, como banheiros, salas de convivência, salas de aulas e para a higienização das mãos; disponibilização contínua de caixas de máscaras cirúrgicas de três camadas pelo menos para a reposição no caso de necessidade emergencial. 

Detalhes como adequação dos bebedouros, arrumação das carteiras na sala de aula com distanciamento, acessibilidade digital para o funcionamento contínuo da internet visando a navegação, a realização dos trâmites administrativos e a interação dos usuários na web e disponibilização dos suprimentos necessários para o acesso tecnológico, também foram avaliados. O acesso ao Restaurante Universitário, biblioteca e outros espaços coletivos, também será controlado. 

O Campus Maceió também passa por limpeza dos espaço , com equipe da empresa de limpeza e da Sinfra nesse trabalho de mutirão para deixar tudo limpo, sinalizado e com área segura para estacionamento e circulação de carros e pessoas que frequentam o campus. São estudantes, servidores técnicos e professores, terceirizados e a comunidade do entorno. 

Izadora Nascimento, relações públicas da Ufal, representa a Ascom nas reuniões e apresentou os recursos digitais e materiais gráficos que estão sendo produzidos para que os estudantes tenham conhecimento das normas de biossegurança. “Reforçamos a responsabilidade coletiva em tornar o espaço o mais seguro possível para todas as pessoas que frequentam a Universidade”, destacou Izadora. 

A necessidade de comprovação do esquema vacinal foi bastante destacada. “A universidade é um ambiente científico, portanto utiliza os procedimentos cientificamente comprovados. Neste sentido, é medida primordial a comprovação do esquema vacinal. Com relação ao pessoal de limpeza e materiais, faremos todo o esforço para atender às demandas, apesar das dificuldades orçamentárias que estamos atravessando”, garantiu o reitor Josealdo Tonholo.