Rádio Ufal: Corescast está de volta à programação em homenagem à Mulher

No mês da mulher, o novo episódio apresenta a cientista política Ilona Szabó
Por Lenilda Luna - jornalista
07/03/2022 11h35 - Atualizado em 07/03/2022 às 11h42

O programa Corescast, podcast produzido pelos estudantes do Cores da Saúde, projeto de extensão multiprofissional da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está de volta à programação da Rádio Ufal. O projeto é coordenado pela professora Priscila Nunes. 

O primeiro episódio de 2022, lançado no mês da mulher, apresenta a trajetória e contribuição importante da cientista política Ilona Szabó, ativista pelo desarmamento e contra a violência policial que atinge principalmente a juventude negra periférica, sob o argumento de guerra às drogas

O programa foi produzido por Jennifer Barros, Vitória Ribeiro e Kirlla Leão, e destaca a influência de Ilona, que entre 2003 e 2005, coordenou uma das maiores campanhas de desarmamento do país, sendo uma das maiores especialistas em segurança pública, com vários livros publicados. 

Segundo a cientista, “a guerra às drogas é uma guerra às pessoas”, porque a ação policial, justificada sob o manto de combate ao tráfico, provoca a morte de milhares de jovens negros nas periferias das cidades brasileiras. Ela denuncia que o Brasil é um campeão em homicídios. 

O programa também faz referência ao 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Para saber mais, ouça Corescat