Bibliotecas da Ufal retomam serviços presenciais apenas para comunidade acadêmica

Primeira semana será para receber livros que foram emprestados antes da pandemia
Por Manuella Soares - jornalista
18/03/2022 14h39 - Atualizado em 21/03/2022 às 10h02

Assim como os outros setores da Universidade Federal de Alagoas, o Sistema de Bibliotecas (Sibi) também está se preparando para a volta das atividades presenciais com a retomada das aulas do semestre letivo 2021.2. Visando evitar aglomeração e filas extensas nas dependências das unidades integrantes do sistema, foi organizado um cronograma especial.

Com exceção da unidade de Santana do Ipanema, que ainda não definiu data para retorno, todas as outras unidades dos quatro campi funcionarão inicialmente apenas para devolução de livros.  “Aproveitamos a oportunidade para informar que não serão cobradas multas de livros com data de devolução no período da pandemia”, ressaltou a diretora Cristiane Cyrino Estevão.

O serviço de empréstimo de livros só vai funcionar na segunda semana do retorno presencial, a partir de 28 de março.  O cronograma do Campus Arapiraca vai seguir um prazo maior para este serviço, que só vai iniciar na segunda quinzena. Será disponibilizado um link na página virtual do Sibi com todas as orientações para agendar a data de pegar o material desejado. Apenas a comunidade interna da Ufal pode realizar empréstimos.

Na devolução, os livros recebidos ficarão separados por um período, em seguida vão ser higienizados e, só então, disponibilizados nas estantes. O uso dos espaços físicos das bibliotecas será controlado, seguindo os protocolos de biossegurança da Ufal, que incluem uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool 70%. Haverá redução de assentos, distanciamento de um metro na fila de serviço de empréstimo e orientações para os usuários respeitarem a distância de um metro entre as pessoas.

Serviços como nada consta, depósitos de trabalhos no Repositório Institucional e elaboração de ficha catalográfica, continuarão sendo ofertados normalmente de forma on-line. A partir do dia 4 de abril algumas bibliotecas já vão normalizar os outros serviços, quando a comunidade acadêmica poderá utilizar o laboratório de pesquisa e os espaços de estudo individual e em grupo.

A biblioteca da unidade educacional de Santana do Ipanema continua ofertando seus serviços de forma remota até o dia 25 de abril. E para a sociedade em geral, ainda definida a data para atendimento de usuários externos. 

Confira nos anexos todas as datas e horários de funcionamento da Biblioteca Central e demais bibliotecas setoriais.