Ufal publica edital para Sisu 2022 com oferta de quase 3 mil vagas em 83 cursos

Inscrições começaram hoje (15) e podem ser feitas até sexta-feira, 18 de fevereiro
Por Ascom Ufal
15/02/2022 15h05

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou o edital do processo seletivo para os cursos presenciais de graduação, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2022. São ofertadas 2.955 vagas, distribuídas em 83 cursos nos quatro campi: A.C. Simões, em Maceió, Engenharias e Ciências Agrárias, em Rio Largo, Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia. As vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1, exclusivamente, com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

As inscrições começaram hoje (15), na página do Sisu, e continuam até o dia 18 de fevereiro, próxima sexta-feira. Somente poderão se inscrever candidatos que fizeram o Enem 2021 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

Neste momento, além de escolher a Ufal como instituição para estudar, pode-se escolher dois cursos, identificando como primeira e segunda opções. Também é preciso acompanhar a nota de corte para saber se a pontuação obtida no Enem será suficiente para entrar no curso que deseja.

As vagas disponibilizadas pela federal alagoana serão divididas em dois grandes grupos: ampla concorrência e reserva de vagas/cota. É importante que o candidato leia o edital com atenção para conferir os requisitos.

Chamada regular

O processo seletivo do Sisu 2022.1 será constituído de uma chamada regular, com previsão de divulgação do resultado em 22 de fevereiro. A Ufal publicará edital de convocação para a pré-matrícula dessa primeira chamada contendo os procedimentos, dias, locais e horários para o envio de documentação, tudo on-line. O edital será publicado na página da Copeve .

Serão considerados desistentes os convocados na primeira chamada que não efetuarem os procedimentos de envio eletrônico da documentação de pré-matrícula dentro do prazo previsto e os que não participarem da banca de validação da autodeclaração étnico-racial ou banca de verificação e validação de pessoas com deficiência, se for o caso da demanda, conforme edital de convocação para pré-matrícula.

Lista de espera

As vagas não ocupadas ao fim da chamada regular serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo Sisu 2022. Para participar da lista, o candidato deve manifestar seu interesse por meio do portal do Sisu, no período de 22 de fevereiro a 8 de março.

Após a conclusão do processo de pré-matrícula referente à primeira chamada, havendo vagas remanescentes, a Ufal publicará edital de convocação para a pré-matrícula em segunda chamada, para quem estiver inscrito na lista de espera.

Serão convocados candidatos classificados em até seis vezes o número de vagas remanescentes de cada campus, curso, turno e demanda.

Etapas para a realização da matrícula na Ufal

A matrícula dos convocados no processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação presenciais da Ufaldo semestre letivo 2022.1 será realizada em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula institucional, na qual o candidato selecionado deve fazer o envio eletrônico da documentação mínima exigida dentro da demanda em que se está concorrendo, nos períodos estabelecidos, e seguindo os procedimentos indicados nos editais de convocação para a pré-matrícula [a lista de documentos pode ser consultada no edital].

Já a segunda etapa, que é a confirmação da matrícula, destina-se à efetivação da matrícula por meio da confirmação e assinatura eletrônica da ata nos períodos estabelecidos nos editais de convocação para a confirmação da matrícula.

Para conferir o edital e acompanhar as etapas do processo, acesse aqui.