Ufal convoca aprovados na chamada regular para realizar pré-matrícula

Período para enviar documentação será de 25 de fevereiro a 8 de março
Por Manuella Soares - jornalista
24/02/2022 10h07 - Atualizado em 24/02/2022 às 12h02

A Pró-reitoria de Graduação da Ufal (Prograd) divulgou o edital de convocação para pré-matrícula dos candidatos aprovados na chamada regular do Sisu 2022.1. Foram disponibilizadas 2.955 vagas para 83 cursos de graduação nos quatro campi da Universidade com suas respectivas unidades educacionais. O documento pode ser acessado por meio do site da Copeve.

Os convocados devem realizar a pré-matrícula a partir das 14h desta sexta-feira (25), até às 23h59 do dia 8 de março. É preciso ficar atento aos procedimentos relativos à demanda que o candidato foi classificado e só então enviar a documentação. Existem dois grupos de documentos exigidos: um comum a todos e o outro com documentos específicos de Reserva de Vagas/Critério Regional.

O edital prevê que a pré-matrícula seja efetuada após validar os dados conforme inscrição no Enem e o Questionário Social respondido. Os documentos serão analisados por banca examinadora e os resultados publicados no dia 25 de março.

A convocação da lista de espera só será feita após todo o processo de recursos dos candidatos da chamada regular, em 25 de abril.

Banca de heteroidentificação

A Prograd e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) também divulgaram edital de convocação para a validação da autodeclaração étnico-racial. Essa é uma etapa obrigatória para os candidatos que concorrem às vagas da demanda 2 (PPI, renda ≤ 1,5), demanda 2 - PcD (PPI, renda ≤ 1,5 -PcD), demanda 4 (PPI, independente de renda) ou demanda 4-PcD (PPI, independente de renda - PcD).

A documentação comprobatória deve ser enviada no mesmo período, de 25 de fevereiro a 8 de março, conforme edital disponível aqui. Nesse link é possível saber quais são os documentos exigidos para esse grupo e conferir quais são considerados como oficiais e os que não podem ser usados para validação.

Além disso, a banca de heteroidentificação vai analisar os arquivos enviados em fotos e vídeos e considerar apenas os aspectos fenotípicos do candidato. De acordo com o edital, caso seja necessário, o convocado poderá passar por avaliação por videoconferência ou presencial.

É importante ficar atento a todos os detalhes descritos no edital sobre o procedimento para gravar o vídeo, além do que pode ou não pode usar durante a gravação, a exemplo de maquiagem e acessórios.

O resultado preliminar da Validação da Autodeclaração Étnico-racial será divulgado no site da Copeve, no dia 25 de março, e, em caso de indeferimento, caberá recurso. Após o prazo estabelecido no edital, o resultado final da pré-matrícula de todos os candidatos da chamada regular vai ser divulgado no dia 13 de abril.