Reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, é eleito presidente da Ridesa

Na coordenação-geral, assume Demetrius David, reitor da Federal de Viçosa
Por Lenilda Luna - jornalista
18/02/2022 09h15 - Atualizado em 18/02/2022 às 12h49
Reunião on-line realizada na quinta-feira (17), quando Josealdo Tonholo foi eleito novo presidente da Ridesa

Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (17), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, foi eleito para presidir a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) pelos próximos dois anos. O coordenador-geral eleito para essa gestão é Demetrius David da Silva, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A Ridesa foi fundada em 1990, após a extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e a transferência de tecnologia, recursos e pessoal para o quadro das universidades federais.

Inicialmente, a Rede foi formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São Carlos-SP (Ufscar), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, participam também a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A reunião on-line para eleição da nova diretoria foi presidida pelo reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, que encerrou seu mandato. “Apesar das grandes dificuldades orçamentárias pelas quais as universidades públicas estão passando, é muito bom presidir a Ridesa, por termos um time de técnicos muito competentes e dedicados. Agradeço o carinho e a paciência. Conseguimos alguns projetos e recursos e vou continuar colaborando para conseguir muito mais”, ressaltou o reitor da UFG.

Os reitores presentes agradeceram o empenho de Madureira e manifestaram o apoio à chapa formada pelos reitores Tonholo e Demetrius. Os reitores que não puderam participar, enviaram mensagens aprovando a nova gestão. “Tive a oportunidade de conhecer a qualidade e a importância do trabalho da Ridesa para o país. Essa é uma ação conjunta de relevância estratégica e construída com o esforço coletivo das universidades integrantes da rede”, destacou Marcelo Brito, reitor da UFRPE.

O pesquisador Hermann Hoffmann, da Universidade Federal de São Carlos, destacou o fortalecimento do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar nas últimas décadas. “Já somos a terceira geração de técnicos trabalhando com cana-de-açúcar nas universidades. No mundo não há uma experiência semelhante em que uma universidade pública detenha o domínio de uma cultura importante para seu país”, afirmou ele.

Demetrius David ressaltou que a Ridesa é o maior case de sucesso de uma rede de cooperação universitária. “Esta aproximação com os técnicos é fundamental para construir uma visão estratégica de continuidade do programa. A despeito da nossa agenda complexa, é importante fazer um planejamento de reuniões periódicas para focar em discussões temáticas. Desta forma, os reitores podem trabalhar para atender às demandas, com articulações mais efetivas para resolver as dificuldades”, estabeleceu o novo coordenador-geral.

O reitor Josealdo Tonholo agradeceu o apoio dos reitores e pesquisadores e destacou a participação da Ufal desde o início do programa. “Temos nesta rede um dos maiores bancos de germoplasma e um acúmulo relevante de conhecimentos. Agora, precisamos estudar as novas possibilidades, com a revisão da Lei de Inovação, que permite novos modelos de financiamento. Também queremos dar ao programa mais visibilidade na imprensa. A sociedade precisa conhecer esse importante trabalho realizado pela Ridesa, que pode apoiar também a produção dos pequenos e médios produtores”, finalizou o novo presidente da Ridesa.