Programa de Mobilidade beneficia universitários da rede pública em Alagoas

Reitores se reuniram na Fapeal para firmar cooperação que permitirá o acesso dos estudantes a até seis disciplinas na Ufal, Ifal, Uneal ou Uncisal
Por Tárcila Cabral - Ascom Fapeal
21/02/2022 17h53 - Atualizado em 22/02/2022 às 17h10
Fotos: Renner Boldrino (Ascom Ufal)

Foi firmada na última segunda-feira (21), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), uma parceria que visa integrar quatro grandes instituições alagoanas em termos de flexibilidade de ensino.

O Programa de Mobilidade Acadêmica em Rede entre as Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas (Promoac-AL) visa facilitar o acesso de estudantes a disciplinas acadêmicas em outros estabelecimentos de nível superior. A expectativa é que, com sua implementação, o programa conceda o acesso a até seis componentes curriculares a serem cursados em outras Instituições de Ensino Supeior (IES).

O Promoac-AL é um projeto que foi inicialmente elaborado pelo Fórum de Pró-reitorias de Ensino das IES Públicas de Alagoas (Forproen-Alagoas), e posteriormente articulado pelos gestores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, frisou que este modelo é característico de uma universidade contemporânea:

“Os estudantes são alunos de uma universidade, mas têm a oportunidade de conhecer novas realidades, fazerem formações complementares em outras instituições aqui do mesmo estado. Mas, além disso, acho que é uma oportunidade rara das nossas universidades começarem a trabalhar no sentido de racionalizar, evitar superposição e contribuir cada vez mais na formação de um estudante mais competitivo em nível estadual, em nível nacional”, concluiu o doutor em físico-química.

A cooperação foi assinada com a mediação do diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, que destacou os benefícios de um edital voltado a ampliação de uma diversidade de conhecimentos:

“Hoje na Fapeal recebemos a visita dos quatro reitores das instituições públicas de Alagoas, eles vieram para assinar o acordo que vai permitir a mobilidade entre os estudantes dos cursos de graduação. Isso melhorará, e muito, a alternativa deles com disciplinas e também vai acelerar a formação desses estudantes, permitindo um aumento ainda maior no conhecimento, que eles também vão poder adquirir através de vários outros acessos a disciplinas e outros cursos”, frisou o gestor.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda, reiterou a parceria entre as instituições e abordou que elas possuem como missão promover a educação de qualidade social, pública e gratuita. O professor enfatizou que a iniciativa será fundamental para fortalecer as IES: “E principalmente oportunizar para que essas quatro instituições possam nas suas cidades, em seus campi, participar desse processo, viabilizar os seus componentes em outros centros de estudo. Então esse é um momento histórico”, comentou ele.

O reitor da Uncisal, Henrique Costa, complementou citando a evolução dos diálogos e parcerias implementadas entre os estabelecimentos de ensino ao longo dos anos. De acordo com o doutor em patologia, o documento assinado contribuirá para as quatro universidades, no qual os estudantes serão amplamente amparados:

“Esse projeto permite não só para a Uncisal, mas para todas as outras três universidades uma maior mobilidade entre os estudantes, conhecer as outras realidades que existem nas outras coirmãs. Isso vai ser um ganho muito grande, permite também que alunos possam ter a experiência de ter outros professores que não os da sua própria universidade, isso enriquece, isso ajuda, isso também cria uma empatia entre as universidades. Eu acredito que vai ser realmente um projeto de grande sucesso”, citou o gestor.

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, endossou as falas e relembrou que diversas reuniões têm sido promovidas entre as equipes para tornar as ações e projetos mais integrados entre os centros de ensino. Ele frisou que o convênio instituído é importante para os alunos, porque permitirá a comunidade acadêmica ter a experiência de aprendizagem em outras instituições.

“Então as nossas universidades estarão oferecendo essas disciplinas e isso faz com que os alunos tenham novas experiências em termos de conteúdo programáticos, em termos de pesquisa, e em todas as relações que são colocadas em torno desses componentes”, ressaltou o professor.

Após o lançamento oficial do Promoac-AL nesta segunda, 21/02, o edital será disponibilizado em breve nos sites das instituições participantes. Cada aluno poderá cursar até seis disciplinas em outras instituições, sendo no máximo três por semestre. As inscrições poderão ser realizadas de forma remota através dos sites das IES.

Fotos: Renner Boldrino (Ascom Fapeal)