Período para fazer inscrição no Sisu 2022 será de 15 a 18 de fevereiro

Ufal vai ofertar 2.995 vagas distribuídas nos campi A.C. Simões (em Maceió), Arapiraca e do Sertão
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
11/02/2022 11h05 - Atualizado em 11/02/2022 às 12h42

Que comecem as inscrições! No dia 15 de fevereiro, tem início o prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. É hora de escolher a instituição de ensino superior e o curso que deseja estudar.

Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021? Já conferiu sua nota na Página do Participante? Então, clique aqui para realizar a inscrição e acompanhar as próximas etapas do Sisu 2022. Fica de olho porque são apenas quatro dias e o prazo termina dia 18.

Neste momento, além de escolher a instituição, pode-se indicar dois cursos (primeira e segunda opções). Também é preciso acompanhar a nota de corte para saber se a pontuação obtida no Enem será suficiente para entrar no curso que deseja.

O edital de vagas e instruções da Universidade Federal de Alagoas será publicado até segunda-feira (14). Este ano, a maior instituição pública de ensino superior do Estado vai ofertar 2.995 vagas, distribuídas nos campi A.C. Simões (em Maceió), Arapiraca e do Sertão.

Pré-matrícula

De acordo com o cronograma do Sisu 2022, a matrícula da chamada regular será de 23 fevereiro a 8 de março. “Dia 22 sai o resultado, a gente processa e dia 23 publicamos o edital de pré-matrícula da Ufal”, informou o diretor adjunto da Copeve, Zeuxis Morais.

Ele adianta que, ainda por causa da pandemia, a pré-matrícula continuará sendo feita de forma remota, com o envio de todos os documentos digitalizados, sem procedimento presencial. Zeuxis orienta que os estudantes confiram atentamente a documentação para não correrem o risco de perderem a vaga.

“Os candidatos que forem selecionados, assim que sair a primeira chamada, verifiquem no edital os documentos que vão apresentar, que reúnam com calma, que tenham cuidado ao digitalizar e anexar de forma correta”, ressaltou Morais.

A falta de documentos na pré-matrícula é um dos principais problemas apontados pelo diretor adjunto, por isso a importância de listar o que é preciso apresentar. ““A gente ainda encontra alguns casos de candidatos que não entregam a documentação completa e acabam perdendo o direito à matrícula por falta de documento, principalmente, o comprovante de conclusão do ensino médio”, relatou Morais..

E acrescenta: “Procurem as escolas para pegar o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar, juntem os outros documentos para fazer a matrícula com tranquilidade”.

Cronograma (de acordo com informações do site do Sisu 2022)

Período de inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado da chamada regular: 22 fevereiro

Matrícula da chamada regular: 23 fevereiro a 8 março