Hospital em Coruripe será campo de prática para cursos da Ufal Arapiraca

A partir de abril, estudantes do Internato de Medicina já terão acesso às áreas básicas
Por Manuella Soares - jornalista
04/02/2022 09h12 - Atualizado em 07/02/2022 às 09h50
Foto: Vanda Florentino

O Hospital Carvalho Beltrão, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), passou a ser parceiro da Ufal, a partir de um Termo de Cooperação Técnica. Situado na cidade de Coruripe, a cerca de 80 km de Arapiraca, na região Agreste, o hospital vai funcionar como campo de prática para atender às demandas dos cursos vinculados ao Campus Arapiraca.

Em reunião on-line realizada na última quarta-feira (2), o reitor Josealdo Tonholo enalteceu a importância de ter o hospital de Coruripe como apoio acadêmico. “Esse é o maior hospital do estado de Alagoas em número de leitos, entre públicos e privados, que atende 100% SUS. E é referência em várias áreas, como cirurgia ortopédica, vascular e bariátrica. É um privilegio para nós e uma oportunidade muito boa”, ressaltou.

A unidade vai receber, já a partir de abril, os estudantes do 6º ano do curso de Medicina da Ufal em Arapiraca, que estarão na fase de Internato. O diretor médico do Hospital, Francisco Beltrão, falou do entusiasmo em receber os alunos. “Eu sei a importância de ter aluno praticando, sei da importância de um hospital para o conhecimento dos alunos. As portas estão abertas, é só cumprir a parte burocrática e começar!”, reforçou.

A Cooperação Técnica com o Hospital Carvalho Beltrão, mediada pela gestão da Ufal, chega em momento de extrema necessidade para os cursos da área da saúde do campus fora de sede.

“A gente precisa dos simuladores, mas também do paciente real, da situação de vida real. Nos hospitais de Arapiraca, a gente estava tendo situações críticas, com uma resistência muito grande. Isso agora é a ‘virada de chave’, porque ao invés de uma aula prática, vamos ter uma vivência em serviço, com todas as demandas que, muitas vezes, extrapolam a área estudada naquele momento”, enfatizou a professora Fabiana Nóbrega, que vai supervisionar os internos de Cirurgia.

Impactos acadêmicos positivos

O novo local de prática dos estudantes do Campus Arapiraca conta com 312 leitos SUS e 29 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas áreas clínica, pediátrica e neonatal. São cerca de dois mil procedimentos cirúrgicos, todos os meses, que os alunos poderão acompanhar de perto.

Os cursos de Enfermagem e Medicina já terão acesso às áreas básicas com impactos de futuro na vida profissional. “Só temos a ganhar, porque hoje estamos com os espaços da prática muito limitados, com apenas três alunos pra cada médico. Além disso, durante a pandemia, foi muito reduzido o número de aulas práticas, o que compromete de uma forma muito séria a qualidade dos profissionais”, destacou a coordenadora do curso de Medicina, Francine Mendonça, e acrescentou: “Do ponto de vista do aprendizado e da experiência, em todas as frentes, eu acho que é uma resposta e tanto pra gente”.

Depois de uma visita técnica, em dezembro do ano passado, o diretor acadêmico do Campus Arapiraca, Elthon Oliveira, apontou o hospital como produtivo e adequado à formação dos discentes, considerando a localização próxima à sede e às demais unidades educacionais.

Ele adianta que a parceria vai beneficiar outros cursos, além dos da área da saúde. O acordo com o Hospital Carvalho Beltrão prevê um campo de estágio para as graduações que já sinalizaram interesse e também ajusta questões de logística como transporte, alimentação e hospedagem dos alunos.

Para citar algumas possibilidades, Elthon destacou os cursos de Ciência da Computação, de Arapiraca, e Sistemas de Informação, de Penedo, que poderão integrar a equipe de Tecnologia da Informação do Hospital. "Há um plano da equipe de TI em informatizar todos os processos do Hospital. Além disso, pesquisas nas áreas de Informática na Saúde e Física Médica poderão ser feitas, demandando também de estudantes do curso de Física. Os cursos de Psicologia e de Serviço Social poderão contar também com o Hospital como campo de estágio e ambiente receptivo às atividades de extensão e de pesquisa. E estudantes de Administração e Administração Pública terão à disposição um grande laboratório, que é o próprio Hospital, para enriquecer a formação com atividades de ensino, pesquisa e extensão", explanou.