Consuni avalia demandas para o retorno presencial no dia 21 de março

Sessão permanente continua na próxima terça-feira (15)
Por Lenilda Luna - jornalista
08/02/2022 14h08 - Atualizado em 10/02/2022 às 11h18

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) continuou, nesta terça-feira (8), a sessão para análise do cenário da pandemia de covid-19 e discussão sobre a viabilidade de retorno presencial das atividades. Durante a semana, uma comissão fez um levantamento dos espaços físicos, com avaliação das condições de biossegurança.

Antes de iniciar o debate sobre a pauta, o reitor Josealdo Tonholo manifestou a solidariedade do Consuni com o drama de 223 aposentados e pensionistas da Ufal que tiveram seus benefícios suspensos. “É uma situação extremamente constrangedora, nesse momento crítico de uma nova onda da pandemia, essas pessoas, que, muitas vezes, apresentam dificuldade de locomoção, passarem por isso. Tenho que registrar minha indignação”, declarou o reitor.

O reitor também agradeceu a parceria dos sindicatos dos docentes (Adufal) e dos técnico-administrativos (Sintufal) na realização de um mutirão para proceder a prova de vida dos beneficiários. “Acionamos também o Ministério da Economia para fazer uma folha suplementar, ainda esse mês. Estamos aguardando a resposta sobre essa demanda”, informou Tonholo.

Foram inseridos mais dois pontos de pauta nesta sessão ordinária. Um deles foi sobre resolução do Instituto de Computação (IC), com normas regulamentadoras do relacionamento entre a Ufal e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, para o desenvolvimento de ações integradas para o ensino, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento institucional. A proposta foi avaliada e aprovada.

O outro ponto da pauta tratou sobre as eleições para direção das Unidades Acadêmicas. Os conselheiros e as direções das unidades se manifestaram a favor que seja on-line. Foi formada uma comissão para organizar o processo virtual, com indicativo para garantir locais de votação no campus para auxiliar aqueles que tiverem dificuldades com a votação on-line.

Entrando no ponto mais aguardado pela audiência de estudantes que acompanhavam a transmissão do Consuni, a professora Eliana Barbosa, coordenadora de Graduação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), apresentou o plano de retorno presencial, com a exigência de comprovante de vacinação; dimensionamento dos servidores, já que os que apresentam comorbidade vão continuar no trabalho remoto; e a avaliação dos espaços físicos.

As direções das Unidades Acadêmicas terão que adequar as atividades e apresentar as demandas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Durante a sessão, foram feitas considerações sobre a situação orçamentária da Ufal e o esforço conjunto que precisará ser feito para organização do retorno presencial com segurança sanitária. “Temos muito ainda o que resolver até março, avaliando sempre a situação da pandemia da covid-19. A sessão continua na próxima semana”, finalizou o reitor.