Cézar Nonato assume Proex com expectativas de ações presenciais

Projetos também passam pelo acompanhamento da curricularização da extensão e grandes avanços com a Política Cultural da Ufal
Por Manuella Soares - jornalista
21/02/2022 11h03 - Atualizado em 23/02/2022 às 10h39

O setor movimenta a cultura, as atividades extracurriculares e as experiências mais próximas da comunidade. A Pró-reitoria de Extensão da Ufal ganhou novo representante oficial e um velho conhecido da área: o professor Cézar Nonato. Ele já atuava na Proex como coordenador de Extensão e assume o cargo de pró-reitor para continuar colaborando com seu importante trabalho.

“Recebi o convite com muita alegria e muito consciente da responsabilidade da missão. Já estive na equipe da Proex no período em que o professor Eduardo Lyra foi pró-reitor, Inclusive ocupando durante um tempo a função de coordenador. Foi um período de aprendizado muito rico, pois pude alargar minha experiência no trabalho enquanto docente extensionista e também tive a oportunidade de ampliar a minha visão enquanto gestor no campo da extensão”, descreveu.

Nonato é natural de Recife e já tem mais de 20 anos de Ufal.  Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, o professor é um pesquisador apaixonado pelas áreas de Gestão Democrática, Educação Integral e Integrada, Movimentos Sociais, Economia Solidária, Trabalho e Educação, e Extensão Universitária.

É com essa experiência que ele pretende continuar o trabalho relacionado à agricultura familiar e ampliar a atuação em outras frentes. “Queremos avançar na direção de agendas como Saúde e Esportes, Relações de Gênero, Diversidade Sexual, Economia Popular e Solidária, populações invisibilizadas - como deficientes, pessoas privadas de liberdade, população em situação de rua - e a formação continuada e em serviço de Trabalhadores da esfera pública, dentre outras agendas, sem esquecer do apoio ao aprofundamento do trabalho já desenvolvido pelo Neabi [Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas] no campo das relações étnico-raciais”, adiantou.

Resgate e perspectivas

Com a retomada das atividades presenciais em toda a Ufal aprovada pelo Consuni, o trabalho de acompanhamento e assessoramento à implementação da Curricularização da Extensão será prioridade. O pró-reitor afirma, ainda, que vai reunir esforços da equipe para garantir a reabertura ao público dos equipamentos culturais, que são importantes para a Universidade e para a sociedade.

Outro foco da atual gestão é a construção da Política Cultural da Ufal, que está concentrando um grande trabalho de integração entre a instituição e a comunidade. “Vivenciamos um marco na história da Ufal que é a construção da nossa Política Cultural, uma iniciativa que seguramente irá mobilizar toda a universidade no sentido de fortalecermos na nossa identidade institucional, a dimensão da Cultura, para além das nossas dimensões do ensino e da produção de pesquisas”, destacou Cézar, lembrando que a consulta pública está aberta e os detalhes podem ser conferidos aqui.

O novo pró-reitor está cheio de expectativas e ideias para reavivar a área com os estudantes. Ele anunciou que vai resgatar a Semana da Extensão e intensificar as ações de projetos como a Expedição Científica do Baixo São Francisco e o Circuito Penedo de Cinema.

Nonato também pretende fazer o caminho de aproximação da extensão com a pós-graduação e enfrentar o desafio da internacionalização da extensão. “Destaco, ainda, a necessidade de darmos maior visibilidade para as nossas estruturas de caráter permanente que desenvolvem atividades de extensão, algumas delas também associam a pesquisa e o ensino, como os Grupos de Extensão -  alguns de pesquisa e extensão, Núcleos Temáticos, Ligas Acadêmicas, Incubadoras vinculadas à Economia Solidária e Popular,  Empresas Júniores e demais organizações estudantis que executam ações que podem ser identificadas no espectro das atividades que o Forproex identifica como sendo de extensão universitária”, frisou.

De olho na Bienal

A próxima edição da Bienal Alagoas só vai ser realizada no ano que vem, mas os preparativos são contínuos, sob a direção do professor Ivamilson Barbalho, à frente da Editora Universitária (Edufal). O evento, que faz parte do calendário acadêmico-cultural de Alagoas, conta com o apoio da Proex no escopo da organização.

Por causa da pandemia o projeto precisou passar por algumas adaptações na última edição e a perspectiva é de mais novidades antes do evento principal. “A Bienal ganha um novo desenho, contando com uma sequência de atividades a serem realizadas ainda em 2022. Esses eventos denominados de Esquenta Bienal objetivam mobilizar e animar a sociedade na direção da Bienal que acontecerá em 2023”, disse Nonato.

O pró-reitor assume a Proex com o pensamento voltado em dinamizar as ações que antes estavam remotas, encarar o contexto adverso de cortes orçamentários e avançar na articulação com a sociedade civil. Com todos esses projetos em andamento ou em planejamento, Cézar Nonato se mostrou disposto e confiante.

“A consolidação dessas agendas se apresenta como um horizonte viável e estratégico não só para a vivência efetiva da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade, mas também para concretizar a função social da Ufal enquanto instrumento de desenvolvimento do Estado e da região”, finalizou.