Ufal vence Prêmio de Inovação Tecnológica 2022 da ANP

Projeto do LCCV foi premiado na categoria Indústria 4.0 e Transformação Digital
Por Lenilda Luna - jornalista
12/12/2022 11h51
Professor Eduardo Toledo com o Prêmio ANP

Professor Eduardo Toledo com o Prêmio ANP

Em cerimônia realizada na última quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) premiou as iniciativas que mais contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do setor. A edição 2022 teve mais de 100 projetos inscritos e contemplou cinco categorias.   

Dois projetos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram finalistas e um deles foi premiado na Categoria V, que destaca projetos desenvolvidos por Instituição Credenciada ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Indústria 4.0 / Transformação Digital”. O projeto vencedor foi Monitoramento em Tempo Real da Integridade de Poços Marítimos. 

O projeto é coordenado no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo professor William Wagner Matos Lira. Na solenidade, a equipe foi representada pelo professor Eduardo Toledo de Lima Junior. “O projeto de Monitoramento de Integridade de Poços em Tempo Real é desenvolvido junto à Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) e Petrobras, e já supera a marca de 300 poços monitorados”, explicou Eduardo. 

Ele destaca a importância do projeto e da premiação. “Esse monitoramento contribui com a segurança operacional, otimizando a produção desses poços e gerando valor para a Empresa. Muito felizes pela conquista do prêmio. Muito orgulho do nosso time. Seguimos buscando mais!”, comemorou Eduardo Toledo.