Expansão da biblioteca do Ceca é inaugurada graças à emenda parlamentar

Com investimento de R$ 600 mil, obra foi entregue em 40 dias utilizando sistema de bloco urbano
Por Manuella Soares - jornalista - Fotos - Renner Boldrino
28/12/2022 10h51 - Atualizado em 28/12/2022 às 10h55

Um espaço que reúne conhecimentos e simboliza a união de esforços. A inauguração do anexo da Biblioteca do Campus Ceca da Ufal foi realizada na manhã desta terça-feira (27) e marcada pela emoção de ter uma obra entregue, pela primeira vez, no mesmo ano do exercício da liberação dos recursos.

“A cada ano a gente alimentava as esperanças e as coisas aconteceram no momento que tinham que acontecer. A gente é extremante grato a vários atores que nos apoiaram e tornou possível esse sonho que estamos vivendo hoje. Uma biblioteca é um dos principais elementos de uma universidade, e o Ceca precisava disso pra se tornar uma instituição de pesquisa e de ensino de qualidade, porque uma dessas colunas de sustentação é uma biblioteca”, destacou o diretor do Ceca, Gaus Silvestre.

A obra foi realizada com recursos R$ 600 mil conseguidos a partir de emenda de orçamento parlamentar da deputada federal por Alagoas, Tereza Nelma, exclusivamente para a construção deste prédio, que tem aproximadamente 170m². O que garantiu a celeridade na entrega foi o sistema construtivo, chamado bloco urbano, que utiliza pré-moldados e teve sua execução em 27 dias. No total, a obra durou 40 dias e foi inaugurada com a participação da vereadora Teca Nelma, que representando sua mãe na ocasião.

“O sonho da deputada é ajudar a ter a Ufal como grande norteadora do nosso Estado. O papel importante que vocês têm é muito grande. Além de um ato simbólico é um ato de resistência a construção e a inauguração de uma biblioteca no governo atual. É mostrar que a gente está resistindo e esperamos que ano que vem e os outros anos sejam de esperança e voltem pra nós a nossa independência e autonomia que a Ufal tinha”, disse Teca.

O reitor Josealdo Tonholo compartilhou desse pensamento e, fazendo uma retrospectiva do ano difícil que enfrentou, concluiu:  “A gente tem um grande legado que é a nossa gente, nossos técnicos, docentes, estudantes e terceirizados que não jogam a toalha, são resistentes, resilientes, fazem a diferença. Essa universidade não fechou graças a essa gente que sabe da sua importância para o povo alagoano e brasileiro. Hoje a gente está num dia muito especial!”.