Consuni aprova criação de novos cursos de pós-graduação e novos projetos

A última sessão ordinária do ano foi presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti
Por Lenilda Luna - jornalista
12/12/2022 11h00 - Atualizado em 13/12/2022 às 10h58

A última sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), ocorrida no dia 6 de dezembro, debateu e deliberou sobre cinco dos sete pontos da pauta prevista na ordem do dia. A sessão foi presidida pela vice-reitora, Eliane Cavalcanti, que agradeceu aos conselheiros, assessores e tradutores de Libras pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano. 

Entre as homologações de resoluções ad referendum, foi analisada a regulamentação de estágios.  A gerente de estágios da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Geisa Ferreira, explicou a necessidade de alterar a resolução 95/2019. “Inserimos uma condicionante para estágios não-obrigatórios, que é a matrícula em uma disciplina obrigatória. Mas foi preciso corrigir alguns incisos da resolução anterior”, relatou a técnica. 

Foram feitas várias intervenções destacando a necessidade de aperfeiçoar as condições de estágios, remunerados ou não, para os estudantes da Ufal. “Por isso mesmo, já solicitamos que, o mais rápido possível, o Fórum dos Estágios se reúna para debater as mudanças necessárias na regulamentação dos estágios”, ressaltou a presidenta da sessão, professora Eliane Cavalcanti. 

Os conselheiros aprovaram o Projeto Inteligência Aumentada na validação e análise de atributos de materiais e recursos digitais do Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD) e as especializações Latu sensu em Gestão de Cuidado da Saúde da Família e de Geriatria e Gerontologia, da Faculdade de Medicina(Famed) e em Análise Ambiental (Igdema) e os projetos de doutorado acadêmicos em Geografia e em Ciências Farmacêuticas, além da aprovação do novo curso de doutorado em Sociologia. 

Nesta sessão, também foram aprovados os Projetos Pedagógicos dos cursos de Enfermagem (Bacharelado) e Farmácia (Formação Generalista); e os doutorados: em Ciência da Informação (ICHCA);  em Psicologia; em Nutrição (Fanut);  e em Ciência Animal (Ceca). A resolução sobre as formas de ocupação das vagas ociosas na Universidade foi outra pauta discutida e aprovada 

Por fim, os conselheiros e conselheiras deliberaram sobre o calendário de sessões ordinárias do próximo ano. As sessões podem ser acompanhadas pela comunidade universitária e pela sociedade, nas transmissões ao vivo pelo canal da Ufal no Youtube. A vice-reitora Eliane Cavalcanti encerrou a sessão agradecendo ao empenho de todos os integrantes da comunidade universitária. “Pelo companheirismo, pela resiliência e por tudo o que vocês têm feito pela nossa Universidade. Estamos de pé porque cada um cumpre seu papel fundamental nessa comunidade. Obrigada”, finalizou a vice-reitora.