Observatório Econômico da Prefeitura de Arapiraca terá apoio da Ufal

Professores do curso de Administração Pública do Campus Arapiraca discutiram parcerias em políticas sociais para o município
Por Ascom Ufal
18/11/2022 13h37 - Atualizado em 19/11/2022 às 10h25
Reunião com professores do Campus Arapiraca e representantes da Prefeitura de Arapiraca

Professores do Laboratório de Administração Pública Aplicada (Lapa), vinculados ao curso de Administração Pública do Campus Arapiraca da Ufal, participaram de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR) do município de Arapiraca. No foco do encontro, a elaboração de um Observatório Econômico que ajudará no estabelecimento de políticas públicas orientadas por evidências. A proposta é que o Observatório organize informações anuais sobre economia, empresas e empregos da cidade do Agreste alagoano.

A SMDETUR é a responsável pelo Observatório e buscou os docentes da Ufal com o intuito de aprimorar o projeto, conseguir aumentar a efetividade e a transparência de suas ações, além de propor parcerias que ajudem a impulsionar o uso da plataforma – tanto no processo de formulação, discussão de indicadores e formas de apresentação, quanto na implementação. “É uma surpresa muito positiva que a prefeitura esteja trabalhando a partir da análise de dados e, com isso, oriente suas políticas para a melhoria do bem-estar da população”, afirmou o professor Rodolfo Lima, do Lapa e do curso de Administração Pública, ao falar sobre a proposta.

Durante a reunião, foram discutidas as possibilidades de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que versem sobre a base de dados disponibilizada e a organização de um projeto de extensão universitária que ganhe forma nas disciplinas de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) do curso. “No entanto, devemos ter atenção para as demandas específicas da prefeitura, que podem se transformar em projetos de pesquisa ou de extensão que busquem trabalhar nos desafios colocados para o município”, propôs o professor e integrante do Lapa, Anderson Henrique Araújo. O docente Rodrigo Coelho também participou da reunião.

Ao falar sobre a importância do Observatório, Rosa Lira, secretária da SMDETUR, afirma que “não é possível ficar para trás na tendência de trabalhar a partir das informações geradas pelos dados disponíveis e pelas tecnologias de informação atuais”.

A integração ao movimento de Cidades Inteligentes faz parte dos planos da equipe. “Uma parceira da Universidade e da Prefeitura ajudará a aprimorar o projeto e está dentro das missões institucionais de ambos”, afirmou Alisson Nascimento, consultor que está apoiando a SMDETUR no projeto. Os servidores José Bruno e Amesson Marques, ambos da SMDETUR, e Roniclécio Firmino, coordenador do Ginfo, também estiveram presentes na reunião.