Fanut e Administração buscam revitalizar a Feira Agroecológica da Ufal

Feirantes precisam de apoio logístico e de divulgação

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em
Fotos: Renner Boldrino

Professores da Faculdade de Nutrição (Fanut) e do curso de Administração (Feac), da Universidade Federal de Alagoas, (Ufal), estão desenvolvendo o projeto Colhendo Bons Frutos, Nutrição e Agroecologia, para apoiar a revitalização da Feira Agroecológica, realizada todas as quartas-feiras, na praça dos Bancos, no Campus A.C. Simões.

Estudantes do 1º período, da disciplina Saúde e Sociedade, participaram, nesta quarta-feira (23), de um bate-papo, coordenado pela professora Maria Alice Araújo Oliveira, com a presença das mulheres da Agricultura Familiar. “Temos uma participação na maioria de mulheres nas feiras de produtos agroecológicos. Na Feira da Ufal, só as mulheres ficaram, depois da pandemia”, ressaltou a professora.

Maria Alice também destacou na sua exposição que não foi só a pandemia de covid-19 que prejudicou a agricultura familiar, e consequentemente, as feiras de agroecologia. “Desde de 2016 estamos tendo cortes de políticas públicas que apoiavam esse segmento da produção agrícola, como a suspensão do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA) e o congelamento dos preços do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), desde 2017”, relatou a professora.

As feirantes presentes, que vieram de Branquinha, Flexeiras e também de Maceió, destacaram o esforço de produzir alimentos saudáveis, sem contaminação com agrotóxicos, mas que precisam de apoio para divulgar e vender os alimentos. “Uma das principais dificuldades é o transporte, para que elas tragam os produtos até a Ufal toda semana. Precisamos do apoio das prefeituras”, convocou a professora de Nutrição.

Marketing

Alcançar o público interno e das imediações da Ufal é outro desafio. Neste aspecto, o professor Rodrigo Reis, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), está desenvolvendo um projeto de marketing desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Gestão Mercadológica, do curso de Administração.

A partir do início de novembro, os estudantes começaram a postar conteúdos produzidos para o perfil da Feira Agroecológica da Ufal, no Instagram, com o objetivo de apresentar melhor os produtos oferecidos. “Os estudantes fizeram um estudo dos produtos e conversaram com os feirantes, para trazer conteúdos complementares enriquecedores”, ressalta Rodrigo.

Fiquem ligados e não percam as próximas publicações.

Confira o perfil da Feira Agroecológica da Ufal e venha conhecer, todas as quartas-feiras, a partir de 8h.