Conselho Universitário aprova mudanças no programa de Monitoria

A partir de agora, a monitoria vai ser desenvolvida a partir de projetos cadastrados no Sigaa
Por Lenilda Luna - jornalista
23/11/2022 16h43 - Atualizado em 23/11/2022 às 16h46

A sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na manhã de terça-feira (22), por meio de conferência on-line, debateu vários assuntos importantes para as ações de gestão e acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Entre os pontos de pauta, um assunto bastante aguardado pela comunidade acadêmica, e aprovado por unanimidade, foi a atualização do programa de Monitoria da Ufal. A monitoria é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica dos estudantes.

Segundo Cristina Castro, que compôs o grupo de trabalho para elaboração da minuta de resolução, a principal mudança é a integração da Monitoria com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), por meio do novo módulo de monitoria. “Além da agilidade dos processos, cada participante poderá emitir certificados e declarações”, explicou Cristina.

Segundo o documento aprovado, o projeto de monitoria deve ser subsidiado pelo projeto pedagógico do curso e definir a atividade de apoio pedagógico do monitor para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares previstos para a graduação, com um ou mais professores orientando esses monitores.

Os estudantes serão selecionados para a monitoria, que pode ser exercida com ou sem bolsa, de acordo com os recursos disponibilizados pela Universidade. “O objetivo é a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores na orientação dos estudantes”, destacou Amauri Barros, pró-reitor de Graduação.

Outros temas

Além da aprovação da resolução do programa de monitoria, a sessão extraordinária do Consuni debateu os procedimentos de remoção de servidores. Como os conselheiros manifestaram dúvidas em alguns aspectos, a proposta foi remetida para nova avaliação. Outros pontos também foram retirados da pauta por necessidade de mais esclarecimentos.

Os pontos de pauta que foram aprovados nesta sessão foram: leilão para desfazimento de bens móveis; atualização sobre a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização); a Política de Inovação; e o regimento Interno do Laboratório Integrado de Ciências do Mar e Naturais (Labmar).