Ufal retoma contrato com Prefeitura e campus ganha nova iluminação

Foram substituídas lâmpadas, feitos reparos na fiação e prefeitura assegurou realizar o serviço mensalmente
Por Manuella Soares - jornalista
07/10/2022 11h21

O Campus A.C. Simões da Ufal está mais iluminado depois que a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) conseguiu fazer cumprir um acordo com a Prefeitura de Maceió. Mais de 40 lâmpadas foram substituídas sem ônus para a instituição.

“Foram 44 lâmpadas que mudaram para brancas, que têm a visibilidade melhor, ilumina melhor o ambiente e já deu uma nova cara para o campus. Quem circula à noite viu que já melhorou bastante. A segurança também elogiou muito o serviço rápido e isso vai favorecer o trabalho da vigilância, vai oferecer mais segurança para a comunidade acadêmica”, destacou o superintendente da Sinfra, Felipe Paes.

A ação foi viabilizada por intermédio de Vitor Leite, coordenador-geral do DCE Quilombo dos Palmares (Ufal) e chefe de gabinete da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima).

A Sinfra protocolou o pedido de cumprimento do contrato assinado em 2006, quando a Ufal cedeu uma área de 200 metros quadrados para a prefeitura construir a Vila Olímpica e outras estruturas. Em contrapartida, precisou realizar algumas benfeitorias como pavimentação e iluminação na área, além de realizar a revisão e a substituição sistemática, mensal, das lâmpadas da iluminação pública do Campus A.C. Simões. Agora, o DCE e a Sinfra estão acompanhando de perto para que o serviço seja realizado conforme contrato de cessão onerosa que não estava sendo cumprido há algum tempo.

O primeiro mutirão realizado na última semana priorizou as regiões de maior fluxo de alunos e os corredores de ônibus. Foram feitos reparos em mais de 40 pontos de iluminação, destacando-se a revitalização da Praça da Paz, do estacionamento da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e dos pontos de ônibus próximos à Biblioteca Central (BC). A Sima também realizou reparos na fiação e nas luminárias do canteiro da avenida principal e todo o serviço foi acompanhado pela superintendente Camila Porciúncula.

“Como o campus é muito grande, será necessário ao menos mais um mutirão, que já está sendo planejado, para atingir o objetivo de zerar os pontos apagados. Após isso, será realizada a manutenção habitual e periódica, nos termos do contrato”, adiantou Vitor.

E reitera: “O DCE seguirá mantendo contato com os órgãos administrativos da Universidade e com o Município, para assegurar a mais eficiente prestação do serviço público e o melhor interesse discente”.