Procuradoria Institucional da Ufal realiza seminário sobre o Enade 2022

Atividades são direcionadas a coordenadores, professores, técnicos e estudantes
Por Jacqueline Freire - jornalista
21/10/2022 13h12

A Procuradoria Educacional Institucional (PEI) da Universidade Federal de Alagoas tem realizado neste mês de outubro o Seminário Enade 2022. Trata-se de uma série de atividades com o intuito de sensibilizar e conscientizar os professores dos cursos selecionados no exame e, principalmente, os estudantes concluintes que estão inscritos e farão a prova no dia 27 de novembro.

O evento inicia com um momento específico para os coordenadores de cursos, demais docentes e técnicos e segue com a programação em cada unidade de ensino nos campi do interior e no campus da capital. “Em busca de oportunizar que todos os estudantes inscritos possam participar, decidimos realizar o evento nos campi do interior e em Maceió em três turnos, a fim de que o estudante possa escolher qualquer um dos turnos”, explicou o professor Deywid Wagner de Melo, procurador da PEI.

Nesta sexta-feira (21), pela manhã, o seminário aconteceu no auditório da Reitoria, com sobre a temática Socialização de Experiências de Ações em Cursos da Ufal. O evento teve a presença dos professores Glaucevane da Silva Guedes, da Faculdade de Nutrição (Fanut), Madson Bruno da Silva Monte e Roberto Resende Simiqueli, ambos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Logo mais à noite, a partir das 19h, o auditório da Reitoria recebe o professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, para a abertura do evento em Maceió. Em seguida, haverá a palestra O Enade e os Estudantes de Graduação da Ufal, com o professor Deywid Wagner de Melo e a mesa-redonda Socialização de Experiências de Ações em Cursos da Ufal. Haverá a participação dos professores Glaucevane da Silva Guedes (Fanut), Telma Junqueira, coordenadora do curso de Psicologia, Edvânia Francisca de Melo, coordenadora do curso de Serviço Social, e Valdemir da Silva, coordenador do curso de Ciências Sociais.

A programação se repete na segunda (24), às 14h, desta vez com os professores Bruno Pimental, do Instituto de Computação (IC), Saulo Luders Fernandes, coordenador do curso de Psicologia, Edvânia Francisca de Melo, coordenadora de Serviço Social, George Sarmento Lins Junior, coordenador de Direito, e Julio Arantes, coordenador do curso de Jornalismo.

As atividades finalizam no dia 31 de outubro, no modo virtual, a partir das 19h, com a abertura do evento para o Campus do Sertão, com a presença do pró-reitor Amauri Barros e do professor Deywid Melo para a palestra O Enade e os Estudantes de Graduação da Ufal. Desta vez a mesa-redonda terá o tema Ciências Contábeis e Ciências Econômicas no Enade 2022, com os professores Hélio Felipe Freitas, coordenador do curso de Ciências Contábeis, e Fabrício Rios Nascimento Santos, coordenador do curso de Ciências Econômicas.

Atividades anteriores

As atividades do seminário tiveram início no último dia 14, com programação voltada para coordenadores, docentes de cursos e técnicos. No dia 17 de outubro, houve o Seminário em Palmeira dos Índios para estudantes de Psicologia e Serviço Social, e na última quarta-feira (19), na Unidade Penedo, aconteceu de forma remota a apresentação do tema O Enade e os Estudantes de Graduação da Ufal, pelo professor Deywid Wagner de Melo. Em seguida aconteceu a mesa-redonda sobre Turismo no Enade 2022 e teve a presença dos professores do curso de Turismo, Rafael Denes Arruda, coordenador, e Fabiana Oliveira Lima.

Ontem (20), foi realizada a abertura do evento no Campus Arapiraca. O tema discutido foi O Enade e os Estudantes de Graduação da Ufal e, em seguida, houve uma mesa sobre Administração e Administração Pública no Enade 2022, com os coordenadores do curso de Administração, Fabiano Santana dos Santos e Marconi Tabosa de Andrade.

Inscrições

Para participar, basta realizar inscrição no endereço no caso de estudante e aqui para servidores. Os estudantes participantes receberão certificado de 10 horas, sendo complementada a carga horária com o acesso ao sistema Enade para preenchimento do questionário, bem como o acesso ao link para consulta de provas das edições anteriores no site do Inep.

O certificado será emitido após o preenchimento de formulário de avaliação do evento a ser divulgado ao longo do seminário.