Português para estrangeiros abre novas vagas e inscrições vão até dia 17

Curso é ofertado pela Ufal em parceria com a Rede Andifes Idioma sem Fronteiras
Por Ascom Ufal
10/10/2022 16h22

Estrangeiros que residem em Alagoas e queiram aprender melhor o português podem se inscrever até o dia 17 de outubro no curso de Letras-Língua Portuguesa do Campus Arapiraca da Ufal. As atividades são gratuitas e são ofertadas em parceria com a Rede Andifes Idioma sem Fronteiras.

São 450 vagas ofertadas em turma totalmente remota. “Ofertaremos o curso de nível A1 - Aspectos da cultura brasileira, às sextas, das 8h às 10h (aulas síncronas), com duas horas assíncronas, a partir de 28 de outubro”, informou a professora Eliane Oliveira, coordenadora do projeto na Ufal.

É preciso ter mais de 14 anos para participar. O curso conta com a participação de estudantes do curso de Letras de Arapiraca e deve auxiliar os estrangeiros a melhorarem a qualidade de vida. As inscrições podem ser feitas diretamente no link. No formulário, o interessado deverá escolher a turma que melhor se adeque aos seus horários. Na Ufal, o curso será ofertado às sextas, das 8h às 12h, sendo duas horas síncronas e duas assíncronas, semanalmente.

No momento da inscrição é preciso anexar documento de identificação [Passaporte ou RNE – registro nacional de estrangeiro – RNM – Registro Nacional Migratório - ou CPF] no formulário em formato PDF e o comprovante de nível de proficiência também em formato PDF, quando solicitado.

“De uma forma geral, esses indivíduos poderão ter melhorada a sua qualidade de vida se estiverem aptos a uma interação mais efetiva em língua portuguesa e maior empatia pela cultura, tanto a sua - base para sua apreciação, quanto a brasileira - na qual hoje se insere”, explicou a professora.

O resultado das inscrições será divulgado dia 21 de outubro.