Grupos do Instituto de Química fazem parceria no Programa Futuras Cientistas

GCAR e QC vão executar projeto que transforma óleo de cozinha em sabão para distribuir em comunidades carentes

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

A Ufal vai participar pela primeira vez do Programa Futuras Cientistas e um dos projetos aprovados vai ser realizado numa parceria entre Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCAR) e o Grupo de Ensino QuiCiência (QC), ambos do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). O projeto De olho no óleo: movimento feminino em prol da sustentabilidade social como prática de ensino e o empreendedorismo local vai dar a oportunidade do contato com laboratórios científicos para meninas do ensino médio de escolas públicas.

O projeto tem como proposta despertar o interesse vocacional de meninas pela carreira científico-tecnológica, promovendo a participação delas em um trabalho na área de Química. Semanalmente será coletado óleo de cozinha, em estabelecimentos comerciais no entorno da Ufal, que será empregado na fabricação de sabão para distribuir em comunidades carentes.

A equipe do GCAR é composta pelos professores Simoni Margareti Plentz Meneghetti, coordenadora do projeto no grupo; Mario Roberto Meneghetti e Janaína Heberle Bortoluzzi. Já no Grupo de Ensino QuiCiência a equipe é formada pelos professores Mônica Araújo da Silva, coordenadora do projeto pelo grupo; Monique Gabriella Ângelo da Silva e Francine Santos de Paula. Além dos docentes, estudantes ligados aos dois grupos também vão participar ativamente da imersão científica.

“Essa parceria vai permitir a complementação dos saberes desses professores em prol da inclusão dessas das meninas participantes na área da ciência, o que trará benefícios para todos os envolvidos”, reforçou Simoni.

Sobre o programa

Criado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e coordenado pela professora Giovanna Machado, até o ano passado envolvia os estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, e foi vencedor do Prêmio LED – Luz na Educação. Em 2023 vai contemplar todos os Estados e o Distrito Federal e ofertar 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e também para professoras da rede pública. As estudantes vão receber bolsa auxílio no valor de R$ 483,00.

O Programa Futuras Cientistas, que encerrou as inscrições no último dia 17, tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e busca facilitar e incentivar o ingresso de meninas nas ciências e estudos da área. Em dez anos de existência, cerca de 70% das participantes foram aprovadas no vestibular e 80% escolheram cursos nas áreas de ciências e tecnologia.

A Ufal ofertou 15 vagas distribuídas para ampla concorrência; pretas, pardas, indígenas (PPIs) e quilombolas; trans e travestis; e candidatas PCD. O resultado preliminar das selecionadas será divulgado a partir de sexta-feira (28) e, após recursos, o resultado final vai ser conhecido em 8 de novembro.

A recepção das meninas aprovadas está marcada para 3 de janeiro e as atividades seguem até o dia 31. Após esse período o pesquisador-orientador vai enviar um relatório de avaliação do projeto de pesquisa desenvolvido pela estudante e professora.