Gestores e pesquisadores estão em Alagoas para discutir avanços em inovação

Fortec e Profnit têm apoio da Fundepes e abertura contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim
Por Fernando Coelho - Ascom Fundepes
05/10/2022 11h19 - Atualizado em 05/10/2022 às 11h19
Reitor Josealdo Tonholo, na abertura do Fortec e Profnit (Fotos Fernando Coelho)

Durante esta semana, Alagoas é o principal centro de apresentação e debate de ideias, negócios e gestão em inovação tecnológica no país. Com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), o Centro de Inovação em Jaraguá recebe pesquisadores do Brasil e do mundo em três eventos simultâneos: 16º Encontro Nacional do Fórum dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), o 6º Congresso Internacional do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) e o 12º ProspeCT&I, que é o evento internacional da rede.

Na abertura do evento, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressalta a importância de reunir tantos pesquisidores e instituições parceiras com foco na inovação. “Essa é uma semana em que Alagoas vai viver com muita intensidade a inovação. E a gente começa no lugar certo, aqui no Centro de Inovação”, comemorou Tonholo, na noite da última segunda-feira (3).

Diante da plateia formada por pesquisadores e gestores em inovação de mais de 35 instituições nacionais e internacionais e da mesa de honra, composta por representantes das três esferas públicas locais e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e de entidades parceiras no estímulo à inovação, como o Sebrae e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o reitor destaca a “grande revolução silenciosa” que as empresas alocadas no Centro de Inovação em Jaraguá estão promovendo no território alagoano.

Empresas que estão trazendo solução para problemas complexos e relevantes para outras empresas e governos de fora de Alagoas e ajudando a reposicionar o nosso estado no viés da inovação”, considerou Tonholo.

Sobre a realização conjunta do Fortec e do Profnit, o ministro Paulo Alvim pontua: “Aqui é o grande encontro onde a gente troca experiência, discute coisas a serem feitas e integra todos os esforços que estão acontecendo em caráter nacional”.

Na avaliação do ministro, os eventos contribuem com o crescimento internacional do país no campo da inovação ao acelerar processos da transferência tecnológica e da propriedade intelectual e estimular a geração de conhecimento por congregar universidades, instituições e centros de tecnologia. “É um esforço continuado. Daqui saímos sempre com mais tarefas para fazer, o que demonstra o dinamismo da área e o comprometimento das pessoas”, avaliou Alvim.

Realizados em formado híbrido – presencial e online –, os eventos trazem na programação, até o próximo sábado (8), mesas de discussão, workshop, apresentação de trabalhos orais, networking e uma série de atividades para debater ideias de fomento à inovação tecnológica.

Políticas de inovação

Com o apoio a esses três eventos, a Fundepes, que atua há 44 anos dando suporte a projetos de pesquisas e extensão, amplia o horizonte de atuação em direção ao promissor campo do conhecimento. “A partir do momento em que nossa Fundação foi designada para assumir a gestão e as políticas de inovação no estado, ela passou a ser um importante ator na área em Alagoas”, apontou Taciana Melo, vice-diretora presidente da Fundepes.

E completa: “Temos o objetivo de criar um ambiente de interação e estímulo à inovação tecnológica para contribuir e acelerar a gestão em inovação como grande propulsora de desenvolvimento regional do nosso estado”, certificou Taciana.