Expedição Científica leva saúde a ribeirinhos do Baixo São Francisco

Mais de 9 mil exames serão realizados em lavadeiras, pescadores, indígenas e quilombolas

Por Rose Ferreira - jornalista
- Atualizado em
Atuação da equipe da saúde na Expedição de 2021 | nothing
Atuação da equipe da saúde na Expedição de 2021

Este ano, o Barco da Saúde se soma às embarcações Magnífica e Maravilhosa da 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, levando atendimento médico e exames citológicos, parasitológicos e bioquímicos à população ribeirinha. A equipe multiprofissional composta por médicos, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e educadores físicos atenderá em municípios alagoanos e sergipanos.

“O barco da saúde veio somar de forma muito significativa às ações de saúde, pesquisa e educação já desenvolvidas nas expedições anteriores. A credibilidade da maior expedição científica do Brasil é resultado da seriedade, competência e dedicação de quem a integra. Ganham a ciência, o Velho Chico e os ribeirinhos”, destaca o professor Emerson Soares, coordenador-geral das expedições.

O cirurgião gastrointestinal Mário Jucá e a nefrologista Francine Mendonça, coordenadora do curso de Medicina do Campus Arapiraca da Ufal, atenderão os pacientes previamente selecionados pelas Secretarias Municipais de Saúde no barco, enquanto outros profissionais realizarão os exames citológicos. Por terra, outros expedicionários já se deslocarão para chegar mais cedo aos municípios e coletar material para os exames de análises clínicas, parasitológicos e testes covid, se necessário.

Em cada município, serão atendidos de 54 a 60 pacientes, à exceção de Penedo que, pelo tamanho, requer uma amostra populacional maior, então cerca de 160 pessoas serão atendidas. No geral, 13 exames serão realizados em homens e 15 exames em mulheres, totalizando 9.240 exames, no decorrer dos dez dias da Expedição.

"Temos uma equipe altamente preparada e disposta para levar saúde e diagnóstico preciso à população que tanto precisa. Faremos o rastreamento de doenças silenciosas, de câncer de intestino, através da investigação de sangue oculto nas fezes, de câncer de colo de útero e de próstata, além do trabalho de envelhecimento com saúde, por meio da atuação da professora Socorro Dantas, do nosso Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe)”, esclarece Eliane Cavalcanti, coordenadora da área de saúde e vice-reitora da Ufal.

Para garantir a continuidade do tratamento, as complexidades serão encaminhadas para o Hospital Professor Alberto Antunes (Hupaa) da Ufal ou para o HU da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a depender da onde o paciente resida.

As Expedições Científicas do Baixo São Francisco são uma realização da Ufal, por meio do investimento do MCTI, CBH São Francisco, Codevasf, Semarh-AL e Fapeal; e do apoio da Fundepes, Agência Peixe Vivo, Tanto Expresso, ICMBio, Emater-AL, Hanna Instruments, Colgate, Rotary Club Arapiraca, Grupo Coringa, Andrade Distribuidor LTDA e das seguintes instituições de pesquisa: UFRPE, UFBA, Unir, UFPB, UFS, INPI, UEFS e do IEAPM.

Itinerário da 5ª Expedição:

3 de novembro: Piranhas (AL);

4 de novembro: Pão de Açúcar (AL);

5 de novembro: Gararu (SE) e Traipu (AL);

6 de novembro: São Brás (AL);

7 de novembro: Propriá (SE);

8 de novembro: Igreja Nova/Chinaré (AL);

9 de novembro: Penedo (AL);

10 de novembro: Piaçabuçu (AL);

11 de novembro: Foz do São Francisco e Brejo Grande (SE);

12 de novembro: encerramento da Expedição em Penedo (AL).

Mais informações no perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram e na página ufal.br/expedicao-sao-francisco.