Campus Arapiraca entra no Outubro Rosa e oferta mamografia e colpocitologia

Atividade chama a atenção para a prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero
Por Jacqueline Freire – jornalista
10/10/2022 12h40 - Atualizado em 10/10/2022 às 16h12

A prevenção é a chave para a maior probabilidade de cura do câncer de mama e câncer do colo do útero. Por isso, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção dessas doenças, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e em parceria com o Hospital de amor [Instituto da prevenção], está engajado na campanha Outubro Rosa e oferta, nos próximos dias 17, 18 e 19 deste mês, exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos e colpocitologia oncótica para mulheres acima de 25 anos.

A enfermeira Cristiane dos Santos, servidora do Siass da Ufal em Arapiraca, lembra que o dia 17 será, exclusivamente, destinado às servidoras e colaboradoras do campus, ficando os dias 18 e 19 abertos a toda comunidade acadêmica. “Esse serviço contribui diretamente para o diagnóstico precoce dos tipos mais incidentes da doença na população brasileira, como o câncer de mama, que quando descoberto em suas fases iniciais possui até 95% de chances de cura, além de diminuir a necessidade de tratamentos mais invasivos”, explicou.

As servidoras (com a idade acima recomendada) deverão preencher o formulário no Siass. No caso das colaboradoras, elas devem procurar sua chefia imediata e as estudantes deverão preencher o formulário no Núcleo de assistência Estudantil (NAE). O período de preenchimento do formulário pode ser feito até dia 13 de outubro.

Recomendações

Para a realização da citologia será preciso seguir as orientações: 48 horas sem relação sexual (mesmo que com preservativo) e sem uso de creme vaginal. Também é preciso estar no período entre cinco dias antes da menstruação ou cinco dias após a menstruação.

No dia da realização do exame será preciso levar cópia de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência (todos em uma folha só), sendo uma cópia para cada exame que for realizar.

Parceria

O Hospital do Amor tem como uma de suas principais frentes de atuação a prevenção, sendo referência no assunto com um trabalho ativo, por meio de dezenas de unidades fixas e móveis espalhadas pelo país. E será uma dessas unidades móveis que estará no estacionamento do campus Arapiraca ofertando os exames para servidoras, colaboradoras e estudantes.