Covid-19: comunidade universitária pode procurar vacinação na UDA

Cerca de cem doses estão sendo aplicadas todos os dias
Por Manuella Soares - jornalista
31/01/2022 12h57 - Atualizado em 31/01/2022 às 15h08

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), abriu mais um posto de vacinação contra a covid-19. A Unidade Docente Assistencial (UDA), localizada ao lado do terminal do Village Campestre, está disponível para vacinar diariamente, das 8h às 16h.

“A vacinação é aberta para toda a comunidade, inclusive docentes, discentes e técnicos da Ufal”, reforçou a diretora administrativa (UDA/SMS), Aline Silva.

Não é necessário realizar agendamento, basta apresentar RG, CPF e o cartão de vacina para quem já tiver sido vacinado com a 1ª dose.

De acordo com a diretora acadêmica, Priscila Nunes, a procura tem sido alta, com cerca de cem doses aplicadas por dia. “Neste momento de aumento de casos de covid-19, é muito importante que todos busquem completar as doses. As pessoas vacinadas normalmente apresentam sintomas leves”, alertou.

A vacinação na UDA não tem prazo para finalizar e é possível realizar a imunização de todas as doses para completar o ciclo vacinal na Unidade, que é vinculada à Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal.

Esforço para acelerar a vacinação

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, a capital já tem mais de 1,5 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O total de vacinados com a segunda dose ou dose única é de pouco mais de 659 mil, e apenas 149.281 mil pessoas tomaram o reforço.

Acompanhe aqui todas as informações oficiais sobre a vacinação em Maceió.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deste domingo (30), confirma 527 novos casos de Covid-19 em Alagoas e 8.307 casos em investigação epidemiológica. Foram registradas cinco mortes por covid-19 em território alagoano. Com isso, o Estado tem o total de 6.436 óbitos causados pela doença.

O esforço dos órgãos de saúde é para acelerar a vacinação e as pessoas concluam seus esquemas vacinais. A imunização de crianças e adolescentes para covid-19 também está ocorrendo em todo o Estado.

Sobre a UDA

A UDA foi construída com recursos oriundos do Programa Mais Médicos para a Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal. Os serviços e o funcionamento são de responsabilidades mútuas entre a Ufal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as atividades ocorrem de forma multidisciplinar e interprofissional, envolvendo docentes e discentes da Ufal de diversos cursos.

A Unidade está estruturada para a disponibilidade dos seguintes serviços de assistência à população: clínica ambulatorial, com atendimento na Saúde da Criança, Mulher e do Idoso; Odontologia; imunização; curativos; agendamento de exames e consultas pelo Cora; e ainda visitação domiciliar pelos agentes de saúde.

A UDA fica na Avenida Alice Carolina, 339-455, Cidade Universitária, por trás do Campus A. C. Simões, para facilitar o acesso à comunidade do entorno.