Ufal e entidades apoiam feira agroecológica do Conjunto Novo Jardim

Programação começa nesta sexta (10) e conta com venda de frutas e raízes sem agrotóxicos, cursos, cinema, shows e muito mais
Por Jacqueline Freire – jornalista
09/09/2021 14h42 - Atualizado em 09/09/2021 às 21h06

Neste fim de semana, dias 10, 11 e 12 de setembro, os moradores do Conjunto Novo Jardim e comunidades vizinhas poderão aproveitar a programação e a produção da 1ª Feira Agroecológica Novo Jardim. Serão comercializados produtos orgânicos e de produção familiar, na Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária, sempre das 6h às 23h.

Macaxeira, batata, inhame, banana, abacaxi, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, tapiocas, bolos, doces, farinha, feijão verde, fava, mel, mudas de plantas medicinais e muitos outros produtos serão comercializados no fim de semana. “É um momento que chega pensando o período pandêmico e da necessidade de termos alternativas de preservação da saúde a partir de uma base alimentar livre de venenos (agrotóxicos) para fortalecer a imunidade da população consumidora e também de todo o manejo agrícola”, afirmou Diana Aleixo, membro da comissão organizadora da feira.

A iniciativa tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Associação dos Docentes (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores (Sintufal) e Movimentos Sociais do Campo, além de outras organizações ligadas à agricultura familiar. No início da pandemia foi feito um questionário para estimular a venda dos pequenos produtores. A ideia é que haja o escoamento da produção de alimentos e facilite o acesso das comunidades à feira.

Segundo o professor Cezar Nonato, coordenador de Extensão da Ufal, desde o início da gestão, a Proex estabeleceu o apoio aos movimentos sociais como uma de suas ações estruturantes. “Essa meta ganhou maior peso com o início da pandemia, situação que nos impôs a necessidade de pensar em alternativas junto aos movimentos sociais do campo que pudessem resultar, de um lado, na difusão do trabalho realizado na produção agroecológica e também que pudesse gerar renda para agricultores e agricultoras que encontravam-se em situação de muita fragilidade econômica”, explicou.

Foi nessa conjuntura que a Proex iniciou a articulação com servidores da Universidade (técnicos e docentes) para mediar as compras de produtos da agricultura familiar diretamente dos assentamentos, cooperativas e outras organizações. “Compunham essa articulação organizações como MST, CPT, FNL, MTL, MTC e MLST. Com o MLST temos estabelecido um processo de parcerias no sentido do apoio aos processos formativos e no período mais crítico da pandemia”, disse.

Uma dessas parcerias foi feita com o projeto ETA Solidária: costurando proteção, coordenado pelas professoras Bruna Marques e Elizete Messias. “Pudemos fazer a doação de máscaras de tecido para adultos, jovens e crianças de assentamentos vinculados ao Movimento. Nessa mesma perspectiva conseguimos junto ao Instituto de Computação, por meio do professor Davi Bibiano Brito a doação de protetores [face Shield] que têm sido utilizado pelos agricultores em atividades como feiras livres”, informou o professor.

Cézar Nonato explica ainda que os movimentos sociais vêm avançando na busca de consolidar estratégias como feiras agroecológicas. “Essas ações já trazem um valor muito importante por serem ações de geração de renda, mas, para além desse aspecto, são também iniciativas de conscientização da nossa população sobre a necessidade de consumirmos alimentos saudáveis que trazem consigo sustentabilidade econômica e principalmente ambiental. Ações como essas contam sempre com o apoio da Proex”, enfatizou.

Programação

A feira será aberta oficialmente às 8h desta sexta, com um café da manhã especial para agricultores, pessoas da comunidade e convidados. Em seguida, será feita a implantação de uma farmácia viva na comunidade, com o plantio das mudas de ervas medicinais trazidas pelos agricultores.

No mesmo dia, às 14h, terá oficina de macramê Lago de Cores, com a artesã Vanessa Germano, e de tintura natural com Panso, do Ateliê Casa da Floresta. A partir das 18h, um cineclube toma conta da feira para exibição de filmes. A partir das 20h30 a festa toma conta com show da sambista alagoana Mel Nascimento.

Na programação do sábado (11), tem café solidário, a partir das 7h30. Às 14h começam as oficinas de Macramê e tintura natural. O show do dia será às 16h com duo da banda Alma de Borracha. Às 18h tem cineclube da feira e, às 20h, show com o forrozeiro Rogério Nicácio.

No domingo (12), a feira será encerrada ao meio-dia. Os produtores são de assentamentos de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias. Confira os detalhes no Instagram @feiraagroecologicanovojardim