Inscrições abertas para minicurso sobre enfrentamento da covid-19

Atividade de extensão é aberta à comunidade universitária e à sociedade em geral; aulas começam na terça-feira, 21
Por Diana Monteiro – jornalista
17/09/2021 14h31 - Atualizado em 17/09/2021 às 15h26

Saúde, habitação, saneamento básico e proteção social são as áreas de abordagem do minicurso de extensão As políticas públicas de enfrentamento à pandemia da covid-19 no Brasil, promovido pelo Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas. A atividade tem como público-alvo docentes, técnico-administrativos e estudantes da instituição alagoana, mas também é aberta à sociedade em geral.

O minicurso, em formato on-line, está com inscrições abertas e tem a coordenação da professora Simone Affonso da Silva, do Igdema da Ufal, e acontecerá em dias alternados: 21 (início), 23, 24, 28 e 30 deste mês e encerramento no dia 1º de outubro. Contará com a colaboração dos pesquisadores e geógrafos Danilo Sato e Angélica Campos Nakamura, ambos com atividades acadêmicas e científicas na Universidade de São Paulo (USP). Angélica abordará a vulnerabilidade social com debate sobre segurança alimentar nesses tempos pandêmicos e Danilo enfocará saneamento básico, a questão da justiça ambiental.

O minicurso tem como intuito compreender as possíveis implicações das políticas governamentais no curto, médio e longos prazos e em diferentes escalas geográficas. As aulas serão realizadas pelo Google Meet. Para se inscrever ou ter mais informações, basta clicar aqui.

Programação

Conforme o conteúdo programático, os dias do minicurso com seus respectivos temas estão assim definidos: dia 21, A relação entre as desigualdades sociespaciais e os determinantes sociais na saúde: possíveis implicações à dinâmica da pandemia covid-19 no Brasil; dia 23, Brasil: os déficits no acesso aos serviços de saúde no contexto da pandemia de covid-19; e dia 24, Brasil: a vulnerabilidade social no contexto da pandemia de covid-19.

No dia 28, tem Brasil: os déficts habitacionais no contexto da pandemia de covid-19; dia 30, Brasil: os déficits de saneamento básico no contexto da pandemia de covid-19. Em 1º de outubro, último dia do minicurso, o tema será sobre A problemática do planejamento governamental brasileiro face aos desafios impostos pela pandemia de covid-19.

De acordo com os organizadores do minicurso, “o tema proposto é de grande relevância no panorama atual. Diversas áreas de conhecimento têm buscado elucidar as possíveis implicações da pandemia de covid-19 na sociedade e na economia brasileiras”.

Numa perspectiva geográfica, a finalidade da atividade é de se somar a esses esforços destacando interações entre o quadro de desigualdades socioespaciais preexistentes e as medidas adotadas pelo poder público para o enfrentamento da pandemia no Brasil. Sobretudo, nas áreas de saúde, habitação, saneamento básico e proteção social.

Ações na área

O diretor do Igdema, Kleython Monteiro, destaca que o minicurso se soma a outras ações que o Instituto vem desenvolvendo, mesmo em formato remoto. “Em agosto, sob a coordenação da professora Maria Francineila, o Instituto organizou o 5º Encontro Regional de Prática de Ensino de Geografia, com participação de pesquisadores da Ufal e da rede de educação básica de todo o país, interessados pelo Ensino da Geografia”, disse.

Kleython aproveita para citar que outro projeto desenvolvido pelo Igdema, desde o início das atividades remotas decorrentes da pandemia, é o acompanhamento da dinâmica de casos e óbitos por covid-19 em Alagoas. “Inicialmente por boletins diários e, agora, por boletins semanais, temos a espacialização por bairros de Maceió e por municípios do Estado. Esta ação tem contribuído para tomadas de decisão dos gestores públicos e pela própria Ufal”, completou.