Em nota, Ufal declara apoio ao Conselho Técnico Científico da Capes

CTC-ES alerta sobre grave ameaça aos programas de pós-graduação do País
Por Ascom Ufal
20/09/2021 12h12 - Atualizado em 20/09/2021 às 12h12

A Universidade Federal de Alagoa (Ufal) assina carta aberta em apoio ao Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) e, em nota, mostra preocupação em relação à condução do processo de Avaliação Quadrienal 2021, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) .

Abaixo, veja a íntegra da nota da Ufal e, em anexo, a carta aberta elaborada por coordenadores de Área da Capes:

NOTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) são construções coletivas da comunidade científica e da docência brasileira, encarregados pelo desenvolvimento e consolidação da pós-graduação e da Pesquisa, bem como da docência em nosso País. A avaliação dos Programas de Pós-graduação consiste em considerável componente do processo de melhoria da Pós-graduação e foi instituído com ações e cooperação da comunidade científica, conforme as áreas de conhecimento.

A Reitoria da Universidade Federal de Alagoas vê com apreensão as últimas notícias acerca da condução do processo de Avaliação Quadrienal 2021, pela Capes, na medida em que essas notícias indicam um horizonte inseguro e indefinido, pondo em risco a produção de décadas de pesquisa científica consolidada na comunidade acadêmica.

Pelo exposto acima, a Ufal subscreve a carta encaminhada à Capes pelo Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES), uma vez que este Conselho nos alerta desta grave ameaça aos Programas de Pós-graduação em nosso País.