Comemoração dos 15 anos do Campus Arapiraca foi encerrada na última sexta

Apresentação final contou com a participação do reitor Josealdo Tonholo e da vice-reitora Eliane Cavalcanti
Por Lenilda Luna - jornalista
27/09/2021 11h45 - Atualizado em 01/10/2021 às 11h36

A comemoração dos 15 anos de fundação do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, de 20 a 24 de setembro, foi realizada de forma virtual, devido aos cuidados sanitários mantidos em função da pandemia de covid-19. A noite de encerramento contou com a participação do reitor Josealdo Tonholo e da vice-reitora Eliane Cavalcanti.

Durante toda a semana, a programação trouxe depoimentos de pessoas da comunidade universitária do Campus Arapiraca e apresentações culturais. A moderação foi feita pelos professores Arnaldo Tenório, diretor-geral, e Elthon Allex, diretor acadêmico. O momento cultural teve a participação dos professores e músicos Thobyas Maia, Jonas Porfirio e Stephane Brito.

Em sua saudação, o reitor Josealdo Tonholo fez um histórico da expansão e da interiorização da Ufal. “A partir de 2003, tivemos a ampliação de vagas com os cursos noturnos e em seguida, a Universidade expandiu fisicamente, com o Campus de Arapiraca (2006) e o Campus do Sertão (2010). Mas não foram só mais vagas, a universidade ampliou seus projetos de pesquisa e extensão, crescendo em qualidade também”, destacou.

O reitor Tonholo fez uma saudação aos primeiros integrantes do Campus Arapiraca. “Em nome de toda a gestão da Ufal, faço uma saudação aos pioneiros e pioneiras que construíram a Universidade Federal de Alagoas, entre estes, a atual vice-reitora, Eliane Cavalcanti. É um time de muito empenho e essa resistência só é possível porque essas pessoas vestiram a camisa do serviço público e garantiram o sucesso desse investimento. Em nome dos diretores Arnaldo e Elthon, transmito meus parabéns a toda comunidade universitária de Arapiraca”, declarou.

A vice-reitora, Eliane Cavalcanti, contou sua impressão quando veio com a equipe conhecer a antiga escola agrícola onde seria instalado o Campus Arapiraca. “O que nos move é o desafio e pensamos em quanto era importante que a Universidade chegasse ao agreste para contribuir com novas oportunidades para as pessoas da região. Hoje podemos ver que alcançamos grandes resultados. Fazer parte desse projeto e acreditar na transformação é uma grande satisfação”, concluiu.