Campus Arapiraca promove 2ª Jornada de Capacitação em Futebol

Inscrições estão abertas e o evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de setembro
Por Jacqueline Freire - jornalista
06/09/2021 10h56 - Atualizado em 06/09/2021 às 13h31

A segunda edição da Jornada de Capacitação no Futebol Alagoano e  1ª Jornada Arapiraquense terá início na sexta-feira,10, e prossegue no sábado e domingo, 11 e 12. O evento, que está com inscrições gratuitas no site, é uma realização do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Federação Alagoana de Futebol (FAF) e Prefeitura de Arapiraca. 

Está será a primeira etapa realizada no município de Arapiraca (a primeira Jornada foi realizada no Campus A. C. Simões). O Campus Arapiraca já organiza a próxima edição do evento possivelmente em novembro de 2021. 

Segundo o professor Arnaldo Tenório, diretor do Campus Arapiraca, o evento conta ainda com a parceria do  Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde  (LACAFP) do Curso de Educação Física do Campus de Arapiraca e da Secretaria de Educação e Esporte da Prefeitura Municipal de Arapiraca. “O nosso objetivo é, através do conhecimento científico, incentivar a formação continuada e qualificada de profissionais que atuaml em equipes de futebol no estado de Alagoas, e também, possibilitar oportunidades para a formação de acadêmicos que tenham a intenção de trabalhar nas equipes de futebol de Alagoas”, afirma. 

O evento 

Os palestrantes do evento são profissionais que atuam no futebol, professores pesquisadores do Curso de Educação Física da Ufal (Campus de Arapiraca) e de outras Instituições de Ensino Superior, discentes do Curso de Medicina da Ufal do Campus de Arapiraca, e de árbitro da Federação Alagoana de Futebol. A programação teórica do dia 10 conta com palestra de Marcelo Guimarães sobre as realidades das categorias de base no Brasil. Além dele, Antônio Carlos e Bruno Nunes falam sobre as principais lesões no futebol alagoano e seus mecanismos. 

Já no sábado (11), os temas são Técnica e Tática no futebol moderno, com Marcelo Guimarães; protocolos de prevenção de lesões, com Antônio Carlos e Bruno Nunes; e a parte prática sobre preparação física, novas tendências de aquecimento, com Carlos Kalva; e metodologias de treinamento, com Marcelo Guimarães. O domingo será marcado pela palestra preparação física e fisiologia aplicada ao futebol, ministrada por Carlos Kalva; e arbitragem, apresentada pela Federação Alagoana de Futebol. 

O evento acontece em dois locais, sendo a parte teórica no Planetário Casa da Ciência - Lagoa da Perucaba, e a parte prática no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. Os participantes receberão certificado de 20h. As parcerias possibilitaram a variedade de programação e abrangência das atividades.

“Tudo isso só foi possível com a colaboração do professor Pedro Balikian, gerente de Esportes da Pró-reitoria Estudantil da Ufal, de Felipe Feijó, presidente da Federação Alagoana de Futebol, do professor Marcelo Guimarães e de Bruno Barros, da Superintendência de Esporte do município de Arapiraca”, agradece o professor Arnaldo.