Andifes pede recomposição do orçamento das universidades ao Congresso

Diretoria da Associação se reuniu com a presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senadora Rose de Freitas
Por Ascom Andifes
14/09/2021 17h29 - Atualizado em 14/09/2021 às 17h30
context/imageCaption

Reunião da diretoria da Andifes com a senadora Rose de Freitas

Na segunda-feira (13), o presidente da Andifes, reitor Marcus Vinicius David (UFJF), o reitor Dácio Matheus (UFABC), a reitora Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar), a vice-reitora Raiane Assumpção (Unifesp) e o secretário executivo, Gustavo Balduino, estiveram reunidos com a presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senadora Rose de Freitas, para tratar sobre a recomposição do orçamento para as universidades federais.

De acordo com o presidente da Andifes, o objetivo da reunião foi apresentar propostas de alterações nos valores previstos no projeto original da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. “Depois de expressivos cortes nominais no orçamento destas instituições nos anos de 2020 e 2021, apresentamos o pleito da necessária recomposição orçamentária aos valores reais de 2019. Deve-se destacar o grande desafio que será enfrentado por nossas instituições, no ano de 2022, para realizarmos a plena retomada de nossas atividades presencias”, detalhou.

Empenhados na valorização das universidades federais, a senadora Rose e o deputado federal Paulo Teixeira imediatamente se mobilizaram para reunir o relator do orçamento, senador Wellington Fagundes, e os deputados Rosa Neide e Israel Batista, representantes de frentes parlamentares ligadas à educação, para viabilizarem atenção ao pleito.

De acordo com a senadora Rose, há expectativa de que o orçamento das universidades seja recomposto tendo como base o orçamento 2019, considerando valores reais e corrigidos pelo IPCA, o que seria algo em torno de R$ 1,788 bilhão. “Posso dizer que há esse recurso e que há disposição do Congresso em garantir a recomposição desse valor. Por isso, acho importante realizarmos uma nova reunião, na próxima semana, para darmos continuidade aos encaminhamentos sugeridos hoje”, afirmou.

Representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) também participaram da reunião.