Unidade Penedo elabora 1º Guia de Peixes da APA Costa dos Corais

Trabalho do professor Claudio Sampaio foi feito em parceira com fotógrafo argentino Juan Loureiro e conta com 80 espécies de peixes recifais
Por Diana Monteiro – jornalista
17/08/2021 17h19 - Atualizado em 17/08/2021 às 17h20
O professor Claudio Sampaio e o fotógrafo Juan Loureiro

Ser uma ferramenta para colaborar com programas de educação ambiental, fiscalização e turismo. Essa é a proposta do 1º Guia de Peixes Recifais da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, elaborado pela Universidade Federal de Alagoas, por meio da Unidade de Ensino de Penedo, vinculada ao Campus Arapiraca. Com a publicação, os pesquisadores buscam melhorar a relação do ser humano com os recifes e, em particular, os peixes

Os autores consideram uma valiosa ferramenta nos programas de educação ambiental de projetos nessa região e em outras unidades de conservação. O Guia é resultado de um projeto do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), coordenado pelo professor Claudio Sampaio, da Unidade de Ensino Penedo, em parceria com o fotógrafo argentino Juan Manoel Loureiro.

O Guia de Peixes da APA Costa dos Corais apresenta 80 espécies recifais, catalogadas na região que compreende a APA dos Corais, incluindo espécies exclusivas do Brasil e criticamente ameaçadas. “Será o primeiro de uma série dedicada a divulgar a biodiversidade, colaborando com programas de educação ambiental, fiscalização e turismo. Desejamos que os peixes possam ser reconhecidos, valorizados e conservados por meio da educação, da pesca responsável e do turismo ordenado. O guia também pode ser utilizado em atividades de monitoramento pesqueiro”, destacou Sampaio.

O lançamento do Guia será um evento virtual e contará com o apoio logístico do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, em data ainda a ser definida. A distribuição será gratuita para escolas, associações de pescadores, guias turísticos, operadoras de mergulhos e prefeituras e o trabalho de conscientização estará associado a palestras sobre a importância dos peixes nos recifes.

Sampaio adianta que na distribuição da publicação serão feitas palestras sobre como utilizar melhor o Guia e a importância dos peixes nos recifes. “Essa programação está sendo articulada com as secretarias de educação dos municípios e disponibilidade dos demais atores da APA Costa dos Corais. Distribuiremos 1.400 Guias para as escolas, operadoras de turismo, prefeituras e secretariais”, acrescentou.

O autor aproveita para destacar outro importante apoio recebido e diz que “parte dos recursos para a impressão do Guia contou com o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, que entende a importância de um turismo responsável, baseado nas melhores informações disponíveis. Sem esse apoio local do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau seria mais difícil concluir o trabalho”.

Para a confecção, o autor do Guia contou, também, com a colaboração do Programa Ecológico de Longa Duração APA Costa dos Corais – Alagoas (PELD CCAL), Projeto Meros do Brasil, Projeto Tubarões e Arraias, ICMBio APA Costa dos Corais, Institutodo Meio Ambienet de Alagoas e a própria Ufal. “Todos são parceiros de ações que contribuíram com o Guia de Peixes da APA Costa dos Corais, pois, sem eles, nesses tempos de tantas dificuldades, como a falta de recursos, não seria possível a concretização desse projeto”, afirmou Sampaio.

Projeto em comum

O professor é mergulhador, fotógrafo e um apaixonado pelos ambientes aquáticos. E sobre seu parceiro nesse Guia, o também fotógrafo Juan, Sampaio diz que o conheceu por meio de um trabalho que ele realizava na Costa dos Corais. “Conheci Juan por meio do seu belo trabalho na APA Costa dos Corais. Ele é autor do livro Maragogi AL. Barreira de Corais e devido ao seu interesse na conservação dos recifes de coral, começamos a estreitar os laços, com ele colaborando com pesquisas de foto identificação, com Meros, por exemplo”, revelou.

O pesquisador diz ainda que o projeto do Guia era compartilhado, mas o fotógrafo Juan já tinha avançado o trabalho, por isso, o convidou para ajudá-lo a finalizar a atividade. Como resultado da parceria realizaram alguns mergulhos juntos, além de reuniões remotas e presenciais durante as atividades na APA Costa dos Corais. Inclusive, algumas reuniões foram acompanhadas por alunos do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da Ufal.

“A autoria do Guia é do Juan e minha apenas. Hoje o Juan é muito mais que um parceiro de trabalho ou dupla de mergulho. É um amigo pessoal, uma pessoa que tenho grande admiração. Certamente ainda iremos trabalhar juntos em outros Guias de identificação e em ações de educação ambiental”, destacou Claudio Sampaio, com grandes perspectivas e expectativas para a realização de muitos projetos em comum.

O Guia de Peixes da APA Costa dos Corais também pode ser adquirido com o fotógrafo e autor Juan Loureiro (@juanmanuelloureiro). Posteriormente, como doação, Juan destinará parte dos valores da venda do guia ao resgate e castração de cães abandonados.

Vida acadêmica

Docente da Ufal há mais de uma década, com atividades na Unidade de Ensino de Penedo, Claudio Sampaio é professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos. Na graduação ministra as disciplinas obrigatórias: Navegação, Manejo e Gestão de Ambientes Aquáticos, Zoologia, Zoologia Aquática, Ictiologia, Ecologia de Campo, Prática Componente Curricular: Zoologia dos Vertebrados.

Com dinâmica atividade acadêmica, além de coordenador do Laboratório de Ictiologia e Conservação, lidera os seguintes projetos de pesquisas e extensão: Meros do Brasil, Tubarões e Arraias, PELD APA Costa dos Corais - Alagoas (Peixes recifais) e Observando os Rios.