Fapeal e Capes investem R$9 milhões em pesquisa e pós-graduação

Ufal também receberá recursos por quatro projetos de pesquisa aprovados pela Fundação
Por Naísia Xavier – Ascom Fapeal / Mateus Gomes - fotos
05/08/2021 17h30 - Atualizado em 05/08/2021 às 17h31
Professor Walter Matias, representando a Ufal na cerimônia, o secretário Silvio Bulhões e o professor Fábio Guedes

Em março de 2021, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) assinou acordo de cooperação técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para a execução do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação – Parcerias Estratégicas nos Estados.

Com a finalidade de promover a formação de recursos humanos qualificados em Alagoas, serão destinados R$5,9 milhões, pela Capes, e R$ 2,7 milhões, pela Fapeal. Com isso, serão concedidas 81 bolsas de mestrado, 44 bolsas de doutorado e 16 bolsas de pós-doutorado, outorgadas no final de junho passado.

Além das bolsas, a Fapeal aportará como contrapartida o valor de R$389 mil para custeio de quatro projetos de pesquisa interdisciplinares:

· Desenvolvimento, Dinâmicas Territoriais e Segurança Hídrica, nos programas de pós-graduação: Recursos Hídricos e Saneamento, Meteorologia, Geografia, Ciência Animal, Agricultura e Ambiente, da Ufal, e Dinâmicas Territoriais e Cultura, da Uneal.

· Sociedade, Conflitos e Políticas Sociais na Alagoas Desigual, contemplando os programas de pós-graduação Educação, Sociologia e Serviço Social, da Ufal, e Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, da Unit.

· Agricultura e Conservação para o Desenvolvimento Alagoano, contemplando os programas de pós-graduação: Agronomia (Produção Vegetal), Proteção de Plantas e Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, da Ufal.

· Nadando contra a maré: Inovação no Contexto do Desenvolvimento Alagoano, contemplando os programas de pós-graduação: Química e Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia Civil e Materiais, da Ufal.

Ao todo, já foram implementadas 70 bolsas de mestrado, 41 bolsas de doutorado e seis bolsas de pós-doutorado distribuídas entre cotas, Fapeal e Capes.

Mobilização

O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, aproveitou o momento para fazer um apanhado histórico de como a concessão dos recursos foi viabilizada: desde 2019, o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) já discutia o programa de parceria estratégica nos estados.

Após uma longa mobilização política, encabeçada pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento – ICPT.br, em abril de 2021, o Congresso Nacional rejeitou o veto presidencial, de janeiro, que tornava possível contingenciar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Com o descontingenciamento, a Capes procurou as fundações de amparo à pesquisa para pôr em prática as parcerias estratégicas nos estados.

O primeiro estado do Brasil a executar esse programa é Alagoas, pois já vínhamos trabalhando intensamente nisso junto aos programas de pós-graduação. Com essas bolsas e auxílios, podemos cobrir algumas lacunas das necessidades desses PPGs [Programas de Pós-graduação]”, observou o professor Fábio Guedes.

O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Sílvio Bulhões, declçarlou: “A gente vive tempos estranhos, onde a ciência, por muitas vezes, é marginalizada e sofre processos de desfinanciamento. Processos de agressão, muitas vezes, por parte de autoridades que deviam defender a produção científica como principal vetor para saída dessa crise. Por isso acredito que momentos como esse, de concessão de bolsas e auxílios, se tornam ainda mais especiais e importantes”.

Colaborações

Ariane Albuquerque, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), destacou a bolsa de pós-doc como uma grande conquista institucional. “É muito gratificante, tanto para os alunos quanto para os docentes. É como se fosse um estágio: tudo que foi visto em teoria no doutorado, agora pode ser colocado de forma prática no dia a dia, até mesmo como orientadores e coorientadores, auxiliando os professores”, comentou.

Também compareceram à cerimônia distanciada de outorga, representando a Universidade Federal de Alagoas, os professores Walter Matias Lima, representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Progep); Wander Botero, coordenador PPG em Química e Biotecnologia; Iêdo Teodoro, coordenador do PPG em Agronomia; e a professora Nídia Fabré, coordenadora do PPG em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos.