Evento do Sertão sobre estágio supervisionado está disponível no Youtube

Iniciativa contou com palestra da professora Maria Francineila Pinheiro, do Igdema
Por Ascom Ufal
23/08/2021 17h30 - Atualizado em 24/08/2021 às 09h50
Evento on-line promovido pelo Campus do Sertão

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas realizou debate envolvendo os múltiplos olhares sobre o estágio supervisionado nas licenciaturas. A ação foi promovida pelo Núcleo de Estágio Supervisionado do Sertão Alagoano (Nessa) para dialogar com todos os envolvidos numa melhor e mais eficaz atuação dos estagiários. O evento, na íntegra, já está disponível no Youtube no canal Ufal Campus do Sertão Oficial.

Durante o evento, a professora Maria Francineila Pinheiro dos Santos, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, foi palestrante e abordou o tema Múltiplos olhares sobre o estágio supervisionado nas licenciaturas. A mediação foi feita pelo professor Thiago Trindade, diretor acadêmico do Campus do Sertão.

A atividade também contou com a participação dos professores Amauri Barros, pró-reitor de Graduação; Agnaldo José dos Santos, diretor-geral do Campus do Sertão; Augusto Monteiro, coordenador de Graduação; Ana Paulo Solino, representante das coordenações de estágio supervisionado das licenciaturas, e Madalena Curaçá, técnica de acompanhamento pedagógico do Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico (Neap) da 11ª Gere – Seduc-AL.

Amauri Barros destacou o envolvimento e a atuação do Campus do Sertão nos debates sobre assuntos de ordem acadêmica. Já a professora Ana Paula Solino lembrou que ações como a do Nessa surgem para redefinir o lugar que o estágio ocupa na formação docente. “Ele deve ser pensado como algo mais amplo, como uma atividade formativa integrada a todos os cursos de licenciatura”, disse.

De acordo com Madalena Curaçá, há um imenso entusiasmo para com o estreitamento de relações com a Universidade. “Entendo que essa é uma relação necessária e urgente para que a nossa forma de fazer educação avance”, declarou.

A professora Francineila Pinheiro destacou a importância de núcleos como o Nessa. Ela afirmou ser preciso construir redes de colaboração e cooperação entre escolas e universidades, no intuito de que as pesquisas acadêmicas e as experiências escolares exitosas sejam socializadas, integradas e institucionalizadas, alicerçando as práticas educativas escolares.

O diretor acadêmico do Campus do Sertão, professor Thiago Trindade, informou que haverá também um debate sobre a realização do estágio supervisionado para os cursos de bacharelado do Campus do Sertão. “O objetivo é cada vez mais ver no Estágio uma possibilidade de formação”, anunciou o professor.

Nessa

O Nessa é uma iniciativa da direção acadêmica do Campus do Sertão em parceria com as Coordenações de Estágio Supervisionado dos cursos de graduação. O Núcleo tem como propósito sistematizar a organização, o planejamento, a execução e a avaliação dos estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios. “Surgiu da necessidade de fortalecer as ações de estágio supervisionado, assim como a relação e as parcerias com outras instituições no entorno do Campus”, explicou Trindade.

Composto por duas comissões: Comissão de Estágio Supervisionado nas licenciaturas e Comissão de Estágio Supervisionado nos bacharelados, o Nessa tem como um dos propósitos a realização de encontros semestrais com estagiários, professores orientadores e supervisores, como também com as partes concedentes e responsáveis pelo campo de estágio.