Campus do Sertão recebe a visita do deputado federal Paulão

Ele conheceu a área onde será construído prédio acadêmico com recursos de emenda parlamentar
Por Ascom Ufal
19/08/2021 17h19 - Atualizado em 20/08/2021 às 18h01
Reunião no pátio da sede do Campus, em Delmiro Gouveia

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas recebeu a visita do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão. Na pauta do encontro, ele tratou da liberação de nova emenda para 2022, foi até a área onde será construído o novo prédio acadêmico e também pôde conferir de perto o que já foi feito nas compras de equipamentos de emendas anteriores.

A emenda parlamentar nº 2973.008/Ação 8282, no valor de R$ 500 mil, aprovada neste ano de 2021, já foi disponibilizada para Ufal (veja matéria) e será aplicada para licitar o novo prédio, anexo Acadêmico do Campus do Sertão, que será construído na sede em Delmiro Gouveia. “Sem o apoio do deputado Paulão, o Campus do Sertão não teria alcançado o desenvolvimento no atendimento das demandas de compras dos últimos anos”, salientou o diretor-geral Agnaldo José dos Santos, que teve a oportunidade de agradecer, mais uma vez, pelo investimento na educação que o parlamentar vem fazendo na sede do campus e na Unidade Educacional de Santana do Ipanema.

O deputado visitou o local das futuras instalações do prédio que será construído para ser utilizado no avanço e no fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e pós-graduação. Segundo o professor Agnaldo,o objetivo, com essa ampliação, é levar o Campus do Sertão a um patamar mais elevado na produção científica.

O Campus do Sertão já iniciou a discussão sobre a criação de pós-graduação stricto sensu. Além disso, três novos cursos de pós lato sensu já foram aprovados no Conselho do Campus. São eles: especialização em Cultura, Patrimônio e Identidades Indígena; especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, aprovados pela Resolução nº 97/2019 – Consuni/Ufal; e a especialização em Ensino, Tecnologias e Formação Humana, em análise para aprovação no Conselho Universitário.

Dentre as conquistas alcançadas com recurso das emendas anteriores do deputado Paulão, o diretor-geral do Campus do Sertão destacou a plataforma de acessibilidade da Biblioteca da sede e a aquisição de novos climatizadores split para todas as salas de aula e administrativas da nova sede da Ufal em Santana do Ipanema. “Nossa Unidade em Santana do Ipanema se equipara à sede do Campus, em Delmiro Gouveia, uma vez que ambas possuem plataformas de acessibilidade, equipamentos de climatização e projetor multimídia em todas as salas com atividades acadêmicas”, destacou Santos.

E completa: “Os laboratórios de ensino que estavam em protocolo de compromisso com o MEC foram equipados por meio de emendas do deputado Paulão desde de 2018 até 2021. Vale também salientar que na emenda de 2020, em comum acordo com o parlamentar, os equipamentos foram disponibilizados, também, para uso geral, beneficiando todos os setores do Campus, incluindo os grupos de pesquisa que estão cadastrados no CNPq.”

De acordo com o professor Thiago Trindade, diretor acadêmico do Campus do Sertão, os investimentos advindos das emendas parlamentares concedidas pelo deputado Paulão são exemplo de comprometimento e de compromisso com a educação deste país. “Mas ressalto que, mas acima de tudo, é o compromisso para o fortalecimento da universidade pública brasileira, tão massacrada nesses últimos tempos, fruto de uma infinidade de cortes orçamentários e de descrédito à ciência”, afirmou.

Os diretores aproveitaram a visita para reforçar os agradecimentos ao deputado Paulão por toda a parceria e o compromisso com a comunidade universitária na concessão das emendas parlamentares. Eles acreditam na continuidade desta parceria.