Rádio Ufal completa três anos com programação 24 horas ao vivo pela internet

Veículo de comunicação foi inaugurado durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2018

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Estúdio da Rádio Ufal, anexo à Assessoria de Comunicação, no prédio da Reitoria | nothing
Estúdio da Rádio Ufal, anexo à Assessoria de Comunicação, no prédio da Reitoria

Neste mês de julho, a Rádio Web Ufal completa três anos de programação ininterrupta. O veículo de comunicação é fruto do esforço coletivo da equipe de servidores e estagiários da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e conta com programação musical, entrevistas e conteúdo de divulgação científica e cultural.

A produção e a edição é feita pelos servidores Lenilda Luna, da Ascom, e Edilberto Sandes, da Escola Técnica de Artes. A grade atual conta com os seguintes programas: Ufal e Sociedade, um programa semanal de entrevistas que já está na 95ª edição; o Giro Ufal, com notícias rápidas, direto do portal da instituição, sobre o que está acontecendo nos campi e unidades da Universidade; e programas produzidos por estudantes, como: Cardialogando, Minuto PET, Minutos de Saúde, e o Corescast.

Além disso, durante a pandemia da covid-19, a Rádio Ufal contribuiu para divulgar uma produção específica com orientações de prevenção e cuidados. Os programas foram produzidos em 2020, informando sobre a regulamentação do estado de emergência na Universidade, a suspensão das aulas presenciais, o funcionamento remoto dos setores, entre outras questões.

O início

A primeira experiência de Rádio Web na Ascom-Ufal foi feita no período de 29 de setembro a 8 de outubro de 2017, durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Um estande foi montado na entrada do Centro de Convenções de Maceió. Além do link no site da Ufal e da parceria com a Rádio Difusora para transmissão ao vivo em alguns horários, um aplicativo de celular ficou disponível para o sistema Android.

Em 2018, a Ufal sediou a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No planejamento da estrutura do evento foi incluído o estúdio permanente para a Rádio Ufal no prédio da Reitoria, anexo à Ascom. Em 19 de julho, a Rádio Ufal transmitiu ao vivo a abertura da SBPC Educação e, a partir daí, continuou no ar. O programa SBPC no Ar foi produzido em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares, do Governo de Alagoas, e apresentado pelo jornalista Carlos Madeiro, da Rádio Difusora.

Ainda neste mesmo ano, em novembro de 2018, a Rádio Ufal se instalou em Penedo para transmitir, pela primeira vez, o maior evento cinematográfico de Alagoas, o Circuito Penedo de Cinema. Com um estúdio às margens do Rio São Francisco, foram veiculadas entrevistas com curadores, cineastas, estudantes e comunidade em geral. Nesta ocasião, o coordenador da cobertura do evento foi o professor Mac-Dawison Buarque.

Reconhecimento e continuidade

Em agosto de 2018, logo após a 70ª Reunião Anual da SBPC, a cobertura da Rádio Ufal sobre o evento foi apresentada pela jornalista Lenilda Luna, no 3° Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), com coordenadores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizado na Universidade da Integração Latino-americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR). Em dezembro deste mesmo ano, a Rádio Ufal foi premiada na categoria rádio web, na 16ª edição do Prêmio Odete Pacheco.

Mesmo com poucos recursos humanos e financeiros, a Rádio Ufal vem buscando consolidar e diversificar a programação. “Com as dificuldades criadas pela pandemia da covid-19, vários programas de Extensão da Ufal estão buscando parceria da rádio para divulgar as ações realizadas. Esses programas produzidos por estudantes enriquecem o conteúdo de divulgação científica que é um dos objetivos da comunicação da Ufal”, ressaltou Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom.

A coordenadora destaca ainda que a ideia é ampliar a programação com mais conteúdos voltados à pesquisa científica. “Esse é um grande desafio para Ascom porque nossa equipe é bem reduzida. Pretendemos ampliar nosso quadro para oferecer uma programação com mais espaço para a ciência. Por enquanto, a jornalista Lenilda Luna se desdobra para colocar no ar, toda semana, programas inéditos, com temas de interesse não só da comunidade acadêmica, mas da população em geral. E, claro contando com a parceria valiosa de Edilberto, o Brother”, enfatizou.

A Rádio Ufal pode ser acessada pela internet com programação ao vivo durante 24 horas por dia. Os programas ficam disponíveis no site e podem ser acessados e reproduzidos, devendo ser creditados como produções da Assessoria de Comunicação da Ufal. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ascomufal@gmail.com

Radio UFAL Ascom